Skip to main content

O grupo parlamentar do PSD/Açores classificou hoje como um “passo em frente” o lançamento do concurso público para a obra de ligação da Via Vitorino Nemésio à Circular de Angra do Heroísmo, considerando que a empreitada vai “melhorar as condições de acessibilidade, mobilidade e segurança”.

Para o vice-presidente da bancada social-democrata, Paulo Gomes, trata-se de uma intervenção “há muito necessária e que o Governo da Coligação já tinha garantido que ia avançar. Estamos a falar de uma obra orçada em cerca de 6,8 milhões de euros, que vai permitir melhorar o dia-a-dia dos muitos utilizadores daquele percurso, que é um dos mais movimentados acessos a Angra do Heroísmo”.

“A intervenção irá garantir mais qualidade ao nível da acessibilidade, da mobilidade e da segurança rodoviária na ligação entre a Via Vitorino Nemésio, o Posto Santo e a Circular de Angra, que passará a ser um troço moderno, requalificado no seu traçado e piso, com passeios, melhor sinalização, melhores acessos pedonais, estacionamento e iluminação pública”, lembra o deputado do PSD/Açores.

Paulo Gomes recorda também que “esta é uma intervenção aguardada há muito pelos terceirenses, e que os governos socialistas foram sempre protelando. Coube ao Governo da Coligação arrancar com a mesma, que será uma de várias intervenções previstas para a Terceira, dada a necessidade de melhorias num panorama rodoviário que esteve anos demais à espera”.

A obra em causa divide-se em três eixos, “um entre o Posto Santo e a Araucária (Vinha Brava), com cuidados na circulação pedonal e criação de estacionamento, pois é uma estrada sem qualquer passeio e que precisa de mais segurança, assim como no seu embelezamento com plantio”.

“Entre a Araucária e a Via Vitorino Nemésio também será criado um passeio, uma paragem de autocarros e 26 lugares de estacionamento, garantindo-se o acesso à Pronicol e à Canada do Vimial, mas com melhores condições de visibilidade e circulação”, explica.

“Finalmente, a ligação da Vinha Brava à Circular de Angra vai ter duas paragens de autocarro e 32 lugares de estacionamento, com melhorias dos fluxos de trânsito e uma melhor circulação na zona de São Rafael e da Canada do Vimial”, acrescenta Paulo Gomes.

“Como já referimos, esta obra faz parte de um plano a médio prazo, que visa melhorar as acessibilidades terrestres na ilha Terceira, no cumprimento do que foram os compromissos eleitorais da Coligação PSD/CDS/PPM, sendo que muitos deles já poderiam estar noutra fase, caso não tivesse sido chumbado o Orçamento para 2024. Mas essas são situações passadas e o objetivo desta governação é olhar em frente e garantir as melhores condições de vida aos terceirenses e açorianos”, conclui o vice-presidente da bancada social-democrata.