Skip to main content

O candidato da Aliança Democrática pelos Açores, Francisco Pimentel, reivindicou uma maior atenção do Governo da República para o potencial do Air Centre – Atlantic International Research Centre.

Durante uma visita às instalações, localizadas no TERINOV (Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira), em Angra do Heroísmo, Francisco Pimentel reconheceu “as mais-valias deste investimento, que alia o conhecimento científico de ponta às necessidades da sociedade envolvente”.

Segundo o social-democrata, o Air Centre cria “oportunidade de emprego qualificado e diferenciado, com aplicação prática no quotidiano da ilha e da Região”, acrescentando que são vários os projetos desenvolvidos em parceria com entidades ligadas ao mar e pesca, à agricultura, ao desenvolvimento rural e com a Universidade dos Açores”.

Francisco Pimentel destacou que o Air Centre constitui “um importante investimento que projeta a ilha Terceira e os Açores, no todo nacional e internacional, em matéria de recolha e tratamento de informação científica, nomeadamente em áreas como a oceanografia, climatologia e biodiversidade”.

O candidato da AD assumiu assim o compromisso de reivindicar junto do Governo da República “mais e melhores condições para o funcionamento do Air Centre, através de mais recursos humanos e técnicos, que possam rentabilizar e estimular o potencial deste projeto”.

Trata-se de mais um projeto com potencialidade para a Terceira e “que tem sido desleixado” pelo Governo da República do Partido Socialista, pelo que “não podemos admitir nem iremos permitir que se prolonguem no tempo”, acrescentou.

Francisco Pimentel recordou que o Air Centre foi anunciado em 2016 para fazer face à quebra na economia da ilha Terceira e dos Açores, perante a diminuição da presença das forças norte-americanas na Base das Lajes.