Os candidatos da Coligação PSD/CDS/PPM pela Terceira destacaram que a taxa de cobertura de médico de família já atinge 90% da população da ilha, “o que nunca se verificou nos governos socialistas”, correspondendo assim a uma “aposta efetiva na saúde de proximidade”.
À saída da reunião com a Unidade de Saúde da Ilha Terceira, no Posto de Saúde da Vila de São Sebastião, a candidata Mónica Seidi acrescentou que os investimentos realizados no setor da saúde na atual legislatura permitiram que o número de utentes com médico de família “aumentasse em cerca de 3.000”, somando atualmente cerca de 50.000.
Tal foi possível graças à aposta do Governo dos Açores da Coligação PSD/CDS/PPM nos cuidados primários de saúde, privilegiando a proximidade, pelo que a social-democrata lamenta “a campanha negativa e inventiva que tem vindo a ser feita pelo Partido Socialista, priorizando a trica politiqueira”.
Mónica Seidi lamenta as críticas do Partido Socialista em relação aos Núcleos de Saúde Familiar da Ilha Terceira, quando o governo socialista os deixou “em condições inaceitáveis à prática de cuidados de saúde”, e a Unidade de Saúde da Ilha Terceira “completamente abandonada a uma manutenção tempestiva”.
De acordo com a candidata da Coligação PSD/CDS/PPM às eleições regionais de 4 de fevereiro, “no último ano da governação socialista, o investimento na Unidade de Saúde da Ilha Terceira era de perto de 150 mil euros, enquanto no final de 2023 foi de cerca de 736 mil euros, o que significa que houve um aumento de 390% do investimento do Governo dos Açores”.
Em relação aos Núcleos de Saúde Familiar, salientou que o número de consultas médicas atingiram as 52 mil em 2020, enquanto em 2023 ascenderam a mais de 71.700.
Para Mónica Seidi, trata-se de evidências “dos bons resultados da governação da Coligação PSD/CDS/PPM no acesso aos cuidados de saúde primários, em evidente contraste com a falta de conhecimento” do PS sobre a matéria.
“Estes resultados revelam que só a Coligação PSD/CDS/PPM tem provas dadas e compromissos para tornar a Saúde dos terceirenses ainda melhor”, conclui a candidata pela ilha Terceira.