Os candidatos da Coligação PSD/CDS/PPM destacaram a realização de mais de 3000 tratamentos na Unidade de Radioterapia do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, desde a inauguração deste serviço em setembro de 2021.
“Foi graças à determinação política do Governo da Coligação que, finalmente, entrou em funcionamento a Unidade de Radioterapia na ilha Terceira”, afirmou a candidata Mónica Seidi à margem de uma visita, recordando que “apesar de o equipamento ter sido instalado no hospital em 2016, o anterior governo socialista passou anos em avanços e recuos nesse processo, com prejuízo para a saúde e bem-estar dos terceirenses”.
Para a candidata, a entrada em funcionamento deste serviço consubstancia uma resposta de proximidade para muitos doentes oncológicos, que assim evitam deslocações para fora da sua ilha de residência habitual.
Depois de anos de inação socialista, “houve coragem e houve finalmente decisão política que permitiu implementar no nosso Hospital um serviço de excelência”, considerou, salientando que aquele serve não só os utentes da Terceira como utentes de outras ilhas da Região.
“A ausência de radioterapia na ilha Terceira representava uma dupla penalização para os utentes: além do sofrimento causado pela doença, acrescia o penoso impacto de se deslocarem por períodos prolongados para longe da sua família e do seu ambiente profissional e social. Com a ação deste Governo, coloca-se um fim a tais constrangimentos com a abertura de uma valência há muito desejada e reivindicada.”
Na visita, os candidatos da Coligação foram informados de que, até ao momento, foram tratados cerca de 350 utentes, correspondendo a cerca de 3000 tratamentos nesta importante especialidade. “Estes números deixam clara a necessidade que existia e a capacidade atual para garantir o funcionamento consistente de um serviço de ponta na ilha Terceira que opera em complementaridade com a unidade de São Miguel, com benefício para utentes de toda a Região.”
Realce-se que o sucesso desta operação está alicerçado numa relação de confiança com a entidade concessionária, sendo este um “excelente exemplo de parceria entre serviço público com disponibilidade técnica e profissional do setor privado”.
“Eis mais uma prova da assertividade da Coligação PSD/CDS/PPM na melhoria do acesso à Saúde na nossa ilha”, apontou Mónica Seidi, que lembrou ser este “um compromisso inscrito no Programa de Governo e concretizado ao fim de menos de um ano de mandato”.
“Com o Governo da Coligação, os terceirenses sabem que o Hospital da Ilha Terceira irá continuar a crescer e a diferenciar-se”, declarou.
Outro aspeto partilhado pela candidata à margem da visita foi que “desde o início desta legislatura, os resultados da atividade deste hospital têm sido de forma sucessiva melhores”, afirmação suportada pelos dados estatísticos que evidenciam a realização de “mais consultas externas, mais cirurgias, mais exames, mais tratamentos”.
No entender da candidata, “isso só é possível porque foi o Governo de Coligação que fez uma aposta clara na dignificação correta dos profissionais de saúde, permitindo que atualmente, na Região, não se assista ao caos que ocorre a nível nacional.”

