Skip to main content

Os candidatos da Coligação PSD/CDS/PPM às eleições legislativas regionais assinalaram a adjudicação da empreitada de cerca de 2 milhões de euros para requalificar o edifício da Escola Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo.

Em visita ao estabelecimento de ensino, o candidato Rui Espínola frisou que “a Escola Jerónimo Emiliano de Andrade é um claro exemplo do desinvestimento que o Partido Socialista promoveu na Ilha Terceira”, em atitude contrastante com “o compromisso já firmado por este Governo da Coligação em prol da comunidade educativa desta escola”.

“Para o Partido Socialista, durante anos, houve a política de inaugurar grandes construções, sempre numa lógica de ‘mais betão’, mas descuraram a manutenção dos edifícios durante mais de duas décadas, deixando o nosso parque escolar a precisar de uma enorme intervenção do ponto de vista estrutural”.

A aposta na requalificação do parque escolar da Ilha Terceira totaliza cerca de 4 milhões nesta legislatura, considerando a reabilitação de outras escolas que não tinham qualquer intervenção há mais de 10 anos, como a Escola Secundária Vitorino Nemésio, a Escola Básica Integrada dos Biscoitos e a Escola Básica Integrada Francisco Ornelas da Câmara.

A isso junta-se cerca de meio milhão na requalificação de instalações desportivas na ilha Terceira, designadamente nos Complexos Desportivos Vitorino Nemésio, Tomás de Borba, Francisco Ferreira Drummond e João Paulo II, e no Pavilhão Desportivo de Santa Bárbara.

Rui Espínola afirmou que “se é de louvar o forte investimento deste Governo nas infraestruturas, é também digna de nota a dignificação das carreiras dos profissionais de educação levada a cabo nesta legislatura”.

De facto, só na Terceira, entre 2020 e 2023, procedeu-se à abertura de 175 lugares em quadro para o pessoal docente. “Há hoje mais professores nas escolas da nossa ilha, não em situação precária, mas com vínculo laboral estável, o que dá estabilidade não só à vida desses professores e das suas famílias, mas dos alunos açorianos a quem temos o dever de proporcionar um ambiente de aprendizagem condigno, com professores motivados”.

É assim de destacar “a equiparação dos horários do primeiro ciclo e da recuperação do tempo de serviço perdido inter-carreiras, que os governos socialistas reiteradamente sonegaram aos docentes da Região Autónoma dos Açores”, recordou.

“Com que cara vem agora o Partido Socialista arrogar-se do mérito de recuperar o tempo de serviço dos professores nos Açores, quando os remeteu para a precariedade anos a fio?”, questionou o candidato.

Também ao nível do pessoal de Ação Educativa ocorreram melhorias, desde logo pela integração, em quadro, de 127 profissionais na rede escolar da ilha Terceira, sendo destes 116 assistentes operacionais, 2 assistentes técnicos, 3 técnicos superiores e 6 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. Um número de integrações “sem precedentes nos tempos do Partido Socialista de Vasco Cordeiro”.

“Apesar de haver uma tendência decrescente do número de alunos nas escolas, o Governo apostou em mais recursos humanos”, disse Rui Espínola, o que, garante, “terá reflexo no sucesso educativo dos alunos”.

No âmbito da visita, os candidatos da Coligação PSD/CDS/PPM apontaram ainda o empenho deste Governo em dotar as escolas da ilha de meios como diversos equipamentos especializados, num investimento de meio milhão de euros – kits de robótica, material pedagógico, equipamentos eletrónicos e de laboratório, e pianos para o Conservatório –, assim como manuais escolares digitais e equipamentos gratuitos a todos os alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, num investimento de cerca de 1,9 milhões de euros para a transição digital do ensino na Terceira.