Skip to main content

Os candidatos da Coligação PSD/CDS/PPM pelo círculo eleitoral do Faial destacaram o estímulo no crescimento da economia azul e a promoção de emprego qualificado e certificado como “importantes valências” da Escola do Mar dos Açores, “só possíveis graças ao trabalho do Governo liderado por José Manuel Bolieiro”.

Segundo Salomé Matos “a Escola do Mar conseguiu afirmar-se como um ativo determinante no Cluster do Mar, bem como plataforma de projeção local, regional e nacional no redescobrimento do valor geoestratégico do mar açoriano. Mas porque o Governo da Coligação apoiou a sua certificação em 2020, pondo fim a uma prejudicial inação dos governos do PS, que nada fizeram nesse sentido, para com aquela instituição”.

A lista da Coligação PSD/CDS/PPM reuniu com o Conselho de Administração da Associação para o Desenvolvimento e Formação do Mar dos Açores, a entidade gestora da Escola do Mar dos Açores, “que cumpre agora em pleno aquele que era o seu desidrato, num novo ciclo, e após um exigente processo, depois de obter a certificação como entidade formadora de atividade marítima, por parte da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos”, explicou.

A social-democrata lembra que a Escola do Mar “é responsável por uma oferta formativa especifica, dirigida a profissionais das áreas ligadas ao setor marinho e marítimo, bem como os demais associados à economia azul, não só da ilha do Faial, mas de todo o arquipélago, tendo atingido em 2023 mais de 750 formados, num total de mais de 3 mil e 700 horas de formação”.

“Com o apoio do Governo Regional PSD/CDS/PPM, e com o empenho e capacidade da sua equipa de trabalho, a Escola do Mar chegou assim a marcos importantíssimos, a que se junta a inauguração do Parque de Limitação de Avarias, essencial para a componente prática da formação, inaugurado em 2022”, refere Salomé Matos.

A candidata apontou os novos desafios que agora surgem, “desde logo promovendo o empreendedorismo e a inovação, rumo à diferenciação no mercado, através de projetos como a Incubadora, a Estação Costeira, a Zona Livre e Tecnológica e a construção da pista de drones, solidificando ainda um conjunto de parcerias com entidades externas, também elas uma referência”, acrescentou.

A Escola do Mar pretende fornecer “uma formação de excelência, alta qualidade e um ensino cativante, fornecendo as ferramentas essenciais para a segurança e eficiência das atividades marítimas em todas as áreas”, pelo que conta “com uma equipa que trabalha arduamente e diariamente para fornecer oportunidades de formação e capacitação por todas as ilhas dos Açores”, disse também Salomé Matos.

“Tem sido realizado um esforço para garantir a formação mais adequada aos profissionais da pesca, com programas de educação onde a segurança é o denominador comum, com a Escola do Mar já referenciada a nível nacional nesta matéria, pois capacitou centenas de formandos através de ações de formação próprias e colaborativas”, sublinhou.

“Para que o trabalho iniciado por José Manuel Bolieiro na liderança do Governo Regional possa ter continuidade, também nesta área de formação profissional, é precisa uma votação massiva na Coligação PSD/CDS/PPM, rumo a um grande resultado no dia 4 de fevereiro”, concluiu a candidata.