O cabeça de lista da Coligação PSD/CDS/PPM pela Terceira às eleições legislativas regionais enalteceu “a melhoria de condições para os profissionais da pesca conseguidas por este Governo Regional na Vila de São Mateus da Calheta, fruto de uma aproximação e de um diálogo que não existiam, e que beneficiaram aqueles pescadores”, afirmou.
António Ventura falava após uma visita ao Entreposto Frigorífico de São Mateus da Calheta, e uma reunião com a Associação de Armadores da Ilha Terceira, “onde confirmamos essa evolução estrutural, e em termos de rendimento, nomeadamente com a requalificação desta mesma infraestrutura, num investimento de 150 mil euros, inaugurado no passado dia 4 de dezembro, capacitando um equipamento que esteve desativado por 15 anos”, referiu.
“Foi assim possível responder às necessidades dos pescadores desta vila, que acolhe a maior comunidade piscatória da Ilha Terceira e uma das maiores dos Açores, dando-lhe mais capacidade de frio e melhorando as condições na preservação da qualidade do pescado”, explicou o social-democrata.
“A par da requalificação do edifício, foram recuperadas três câmaras frigoríficas e uma máquina de gelo, num investimento de mais de 80 mil euros, com o espaço a albergar agora a sede da Cooperativa dos Armadores Terceirenses e a delegação da Associação Terceirense de Armadores”, disse também António Ventura.
O candidato da Coligação PSD/CDS/PPM lembrou igualmente “o investimento global de um milhão de euros destinado à construção de infraestruturas de apoio às pescas nem São Mateus, que está a seguir os seus trâmites no âmbito do concurso público, visando as casas de apresto, zonas cobertas de preparação de artes e armazenamento, e instalações sanitárias, reivindicações já antigas desta comunidade. E que será um estímulo à atividade piscatória, dando dignidade a quem a pratica”, sublinhou.
António Ventura sublinhou que “foi o Governo da Coligação PSD/CDS/PPM a melhorar a atribuição do FUNDOPESCA, reduzindo o número de dias de mau tempo abrangidos para acionar aquele apoio, permitindo que o mesmo seja ativado mais rapidamente, tendo sido também antecipado o período de candidaturas para setembro, em vez de dezembro, contemplando no FUNDOPESCA os descontos para a Segurança Social, que agora são pagos nos dias em que não é possível ir ao mar”, elencou.
O cabeça de lista da Coligação recordou ainda “o processo de dragagem do Porto de São Mateus, que não acontecia há mais de 10 anos, corrigindo naturais entropias dos recursos naturais do Porto, que agora se viram sanados, numa ação deste Governo”.
“A Coligação PSD/CDS/PPM defende um investimento significativo na melhoria das infraestruturas ligadas à pesca, mas, de igual modo, defende um investimento significativo na melhoria das condições de trabalho. Foi esse o trabalho desenvolvido, e a nossa proposta de Orçamento para 2024 previa um aumento de 66% no apoio a armadores de pesca local, um valor que não era atualizado desde 2008, o que demonstra bem a atitude e a ação com que os três partidos da Coligação entendem este setor da economia”, frisou Ventura.
“A pesca é uma atividade económica atrativa, o preço médio do pescado fresco ou refrigerado descarregado nos portos açorianos foi o mais alto de todo o país no ano passado, houve melhores condições de escoamento com o aumento do número de voos para a Terceira, e isso traduziu-se em mais rendimento para os nossos pescadores, que os mesmos reconhecem, apesar das críticas vazias que o PS insiste em fazer”, concluiu o candidato.