O cabeça de lista da Coligação PSD/CDS/PPM pela Terceira às eleições legislativas regionais sublinhou esta manhã o maior investimento de sempre em energias renováveis, realizado na ilha pelo Grupo EDA, garantindo “a continuidade do trabalho para reduzir a dependência energética local de combustíveis fósseis, que tem dado frutos positivos e que se afigura de grande sucesso”.
“O Grupo EDA realizou na Terceira, nos últimos três anos, o maior investimento de sempre da Região em energias renováveis. São cerca de 30 milhões de euros em produção, armazenamento e fornecimento de energia sustentável, sendo que 14 milhões de euros desse investimento foram feitos neste sistema de baterias”, referiu António Ventura.
Os candidatos visitaram o sistema de armazenamento de energia em baterias da EDA, inaugurado em março de 2023 em Angra do Heroísmo, um projeto que teve um investimento de 14 milhões de euros, cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional Açores 2020, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
A entrada em funcionamento daquele serviço da EDA “fez com que a Terceira passasse a contar com um dos maiores sistemas independentes de armazenamento de energia por baterias numa ilha da Europa, com a sua gestão inteligente a prever o consumo e a produção de energia, reduzindo de forma efetiva as emissões de CO2 em mais de 3 mil e 500 toneladas por ano”, explicou.
Em paralelo a este projeto, “foram renovados os grupos geradores da Central do Belo Jardim, com a instalação de dois novos grupos geradores, num investimento de 10 milhões de euros, substituindo três grupos antigos, com vista a assegurar o abastecimento e a qualidade da energia elétrica da ilha Terceira”, adiantou.
“Também se realizaram ensaios de produtividade dos poços do Pico Alto, onde se abriram quatro novos furos, num investimento total de 10 milhões de euros, considerando o dimensionamento do aumento da potência a instalar nas respetivas centrais geotérmicas. A que podemos juntar 400 mil euros investidos em energias hídricas”, frisou Ventura.
“Estima-se, para os próximos anos, um investimento público em energias renováveis de cerca de 430 milhões de euros em todos os Açores, estando a Ilha Terceira na vanguarda da produção, abastecimento e utilização de energias renováveis, visando a redução da dependência dos combustíveis fósseis”, acrescentou o social-democrata.
“O objetivo é aumentar as fontes de energias renováveis, que se cifram hoje nos 28%, para 50%, em 2030, é nesse sentido que também o Governo da Coligação trabalhou em estreita colaboração com o Grupo EDA”, garantiu o candidato.
António Ventura recordou igualmente que a Coligação PSD/CDS/PPM “apostou também nas energias renováveis, em matéria de mobilidade, através do Programa ‘Gerações em Movimento’, da Direção Regional da Solidariedade Social, visando a aquisição e entrega de viaturas elétricas às IPSS’s do arquipélago”, concluiu.