A Coligação PSD/CDS/PPM condenou hoje o “descaramento” do deputado do PS Vasco Cordeiro sobre a valorização das carreiras dos profissionais de Saúde dos Açores, lembrando que, no passado, o socialista “sempre ignorou as justas reivindicações” daqueles trabalhadores.
“Enquanto esteve à frente do governo, Vasco Cordeiro nada fez pelos profissionais da Saúde, pois sempre ignorou as suas justas reivindicações. Na legislatura passada, o PS foi o único partido a votar contra as propostas de atribuição de um ponto e meio de avaliação aos técnicos de diagnóstico e terapêutica, e de revalorização remuneratória da carreira dos enfermeiros. Vasco Cordeiro tem agora o descaramento de se comprometer com a valorização das condições remuneratórias destes trabalhadores. São afirmações que ninguém leva a sério”, afirmaram.
Para os partidos da Coligação que suporta o Governo dos Açores, “o Partido Socialista, uma vez mais, tenta enganar os açorianos, mas estes sabem bem que foi o Executivo liderado por José Manuel Bolieiro que pôs termos a um ciclo de injustiças no setor da Saúde”.
“Em mais uma demonstração de desonestidade política, Vasco Cordeiro e o PS revelam uma absoluta falta de vergonha em relação a esta matéria, pois foi em três anos de governação do PSD, CDS e PPM que se deu início e foram concluídos os processos de regularização de carreiras e remunerações de enfermeiros e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. Aliás, o PS votou contra todos os Orçamentos que incluíam verbas para essa valorização remuneratória”, lembraram.
A Coligação PSD/CDS/PPM apontou a “incoerência política flagrante” do PS de Vasco Cordeiro quando diz defender as carreiras dos profissionais de Saúde, dado que foram os socialistas que “não hesitaram em chumbar o Orçamento da Região para 2024, que incluía a regularização extraordinária de 536 trabalhadores contratados ao abrigo dos chamados ‘contratos Covid-19’”.
“O Partido Socialista quer fazer esquecer que o seu voto contra o Orçamento para 2024 não só comprometeu a integração destes profissionais no Serviço Regional de Saúde, como interrompeu um trajeto de valorização de carreiras ligadas a este setor tão importante para a vida de milhares de açorianos”, salientaram.
Os três partidos acrescentaram que o Governo da Coligação já investiu, até novembro de 2023, cerca de 17 milhões de euros na valorização das carreiras dos profissionais de saúde dos Açores.