A deputada do PSD/Açores Elisa Sousa disse esta tarde que os dados do Turismo no arquipélago “confirmam o sucesso da aposta feita pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) no setor, valorizando a Região como destino sustentável e potenciando igualmente os produtos açorianos”.
“O próximo ano tem reservado um incremento no Turismo de 41,5%, face a 2023, correspondendo a um total de 19,1 milhões de euros de investimento. Esse aumento dos valores do Plano Regional junta-se às boas notícias na área, que são muitas, e os números dão bem prova disso”, frisou a social-democrata.
Durante a discussão do Plano e Orçamento para 2024, Elisa Sousa recordou que “o número de hóspedes aumentou, este ano, em cerca de 15%, no acumulado de janeiro a setembro, isto face ao mesmo período de 2022, o melhor ano de sempre do turismo, traduzindo-se em mais 125 mil hóspedes e mais 400 mil dormidas”.
“Mas para o Partido Socialista de Vasco Cordeiro vem aí o pior cenário de sempre, afinal aquele é um partido perito em distribuir notícias pessimistas e que puxam os Açores para baixo”, referiu.
“Aliás, um exemplo claro do ‘bota abaixo’ do Partido Socialista é culpar o Governo Regional pela redução da operação da Ryanair nos Açores, quando aquela companhia anunciou que vai reduzir um avião na Madeira e diminuir o tráfego no Porto e em Faro, devido ao aumento das taxas aeroportuárias”.
“Se os senhores deputados do PS fossem coerentes, estariam agora a exigir explicações ao Governo da República pela diminuição da operação da Ryanair em todo o país. Mas já percebemos que o PS/Açores não é capaz de confrontar o PS da República”, afirmou.
A deputada do PSD/Açores sublinhou que o atual Governo “tem criado novas rotas e produtos turísticos, e tem diversificado a oferta, que vai agora muito além do turismo de natureza, passando pelas rotas do Vinho, do Queijo, pelo turismo cultural, o turismo militar, o turismo de bem-estar, entre outros”.
“E é imprescindível criar produtos para cada uma das ilhas, de modo a que se possam complementar e, todas juntas, apresentar um produto único e de excelência”, considerou.
Para Elisa Sousa, “o reconhecimento dos Açores fora de portas, como destino turístico sustentável, premiando a qualidade em detrimento da quantidade, deve ser motivo de orgulho para todos nós”.
“Trata-se, cada vez mais, de um setor muito dinâmico e que exige um olhar e adaptação constantes à procura. E este Governo da Coligação está atento às necessidades e às ambições de cada uma das ilhas. Turismo de qualidade, todo o ano, em todas as ilhas, é esse o mote do Governo do PSD, CDS-PP e PPM, e os resultados falam por si”, concluiu a social-democrata.