Skip to main content

O presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, destacou a avaliação positiva que entidades fiscalizadoras nacionais e internacionais fazem das finanças públicas regionais, referindo-se ao Tribunal de Contas e à agência de notação financeira Fitch.

O líder social-democrata falava na sessão de encerramento do Fórum Regional da JSD/Açores que se realizou sábado no Cine Teatro Lagoense, sobre “Literacia Financeira”, na cidade da Lagoa.

Na ocasião, José Manuel Bolieiro destacou que “há sete anos que não havia um parecer favorável à Conta da Região, como sucedeu agora em relação ao Orçamento de 2022”, notícia que “incomoda os nossos adversários políticos, pela coesão política e projeto, na Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) que forma e sustenta o Governo”.

“Portanto, a nuvem negra plantada pela narrativa do Partido Socialista sobre a situação financeira dos Açores está desmentida por uma entidade isenta, imparcial e verdadeiramente autorizada para fiscalizar dentro da legalidade e do equilíbrio das contas”, salientou.

José Manuel Bolieiro salvaguardou que, sexta-feira à noite, “uma das agências de notação financeira e internacional fez uma coisa que já há muitos anos não tínhamos, que foi elevar a situação financeira e o reconhecimento das contas dos Açores”.

“A Fitch subiu a notação financeira das contas da Região”, frisou, parafraseando o filósofo Albert Camus para dizer que “estamos a ser generosos com o nosso futuro coletivo, porque estamos a dar tudo no nosso presente por ele, pelo nosso desenvolvimento, pelo nosso modelo de sustentabilidade social, ambiental e económica”.

Para o presidente do PSD/Açores, tal prova que “estamos coesos nesta Coligação, sem dúvidas quanto à sua liderança”.

“A liderança da Coligação é do PSD, a liderança desta Coligação é minha, que também sou Presidente do Governo”, disse.

E, ao contrário do panorama político nacional, “não vivemos um drama de confusão política e de liderança”, realçou, reafirmando que nos Açores se vive um clima de “paz de social”.

Refira-se que, recentemente, o Tribunal de Contas emitiu um “juízo globalmente favorável” à Conta da Região de 2022, sob a governação da Coligação PSD/CDS-PP/PPM.

Já na passada sexta-feira, a agência financeira internacional Fitch elevou a notação financeira e o reconhecimento das contas públicas dos Açores.