O PSD/Terceira destacou hoje o aumento do investimento previsto para a ilha na Anteproposta do Plano Regional Anual para 2024, frisando que “são cerca de 157,4 milhões de euros, 28% a mais em relação a 2023, ou seja, há um crescimento de 34,8 milhões de euros”.
Os social-democratas elencam as várias áreas em que “o Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) aposta para melhorar a vida dos terceirenses, como acontece com a manutenção do parque escolar, dando prioridade às Escolas Secundárias Jerónimo Emiliano de Andrade e Vitorino Nemésio e às Escolas Básicas e Integradas dos Biscoitos e Francisco Ornelas da Câmara, que na última década não viram qualquer manutenção, chegando-se ao ponto de haver infiltrações dentro das salas de aulas, e que agora, finalmente, têm obras”.
“Na Aerogare Civil das Lajes, mais de 3 milhões de euros vão assegurar o projeto de ampliação daquela infraestrutura, a reparação e substituição do revestimento da sua cobertura, a reabilitação do antigo hangar ‘Navy’, a aquisição de equipamentos de rastreio de segurança aeroportuária, assim como de uma estação meteorológica automática. Novos fluxos turísticos poderão ser assegurados, pois vai haver melhores condições para as acessibilidades aéreas de e para a Terceira, com natural reflexo em toda a Região”, consideram.
Também previsto está “um significativo investimento nas estruturas portuárias da nossa ilha, com mais de 5 milhões de euros para o Porto das Pipas, a Marina e a Baía de Angra do Heroísmo e para o Porto da Praia da Vitória. Este Governo quer assegurar melhorias também para a acessibilidade marítima na Terceira”, refere o PSD local.
Segundo os social-democratas terceirenses, o Plano Regional Anual para 2024 “assume-se como um documento de continuidade nas prioridades do Governo Regional, também noutras matérias que se refletem no dia-a-dia da Terceira, como sejam a manutenção do diferencial fiscal, sendo os Açores a Região do país com os impostos mais baixos, ou ainda a manutenção da Tarifa Açores, que tem permitindo uma mobilidade interna sem memórias em toda a Região”.
“Nos dois primeiros anos de governação do atual Executivo, “o investimento público executado na Terceira foi de 172, 9 milhões de euros, mais 32% em relação ao executado nos dois primeiros anos do último governo socialista, e mais 48% em relação à legislatura anterior a essa”, recordam
“E, em 2023, a execução referente ao primeiro semestre foi de cerca de 40%, a melhor taxa de execução já alguma vez registada, o que demonstra bem a capacidade de cumprir os investimentos previstos, por parte do Executivo açoriano”, reforçam.
“Aliás, foi com este Governo Regional da Coligação que entrou em funcionamento a Unidade de Radioterapia da Ilha Terceira, que avançaram a empreitada de minimização de riscos hidrológicos na Grota da Lagoinha e a empreitada de requalificação da Ribeira da Vinha Brava, que se assegurou a certificação em Welfare Quality do Matadouro, e que arrancaram o prolongamento do abastecimento de água nas Veredas e a empreitada de abastecimento de água à lavoura na Canada da Quinta, na Bacia Leiteira do Paúl, esta beneficiando quase 48 hectares e 14 explorações”, explanam.
“E foi também com este Governo Regional da Coligação que se resolveu o licenciamento do Bairro dos Americanos, em Santa Rita, no valor de 1 milhão de euros, dando resposta a um problema com mais de vinte anos, assim como se avançou com o concurso público para a construção de habitação em São Brás, num investimento de 2,4 milhões de euros, dando resposta a um imbróglio que se arrastava desde 2004”, acrescentam.
Para o PSD/Terceira, “há uma certeza no empenho e na prioridade assumidas por este Governo Regional, que visa sempre a melhoria das condições de vida dos açorianos em geral e da Ilha Terceira, e das restantes, pelo que acreditamos que o próximo ano será auspicioso em matéria de investimento público nesta terra”, concluem.