Os deputados do PSD/Açores Carlos Freitas e Ricardo Vieira destacaram esta manhã “as políticas de eficiência e transição energética levadas a cabo pelo Governo Regional”.
Os parlamentares social-democratas intervieram na interpelação sobre esta temática na Assembleia Regional dos Açores, na sessão plenária que decorre na Horta até amanhã.
Para Carlos Freitas, “trata-se de um assunto cada vez mais prioritário nos dias de hoje”, com o setor da Energia a “assumir um papel determinante no conjunto de políticas definidas pelo XIII Governo Regional, de modo a assegurar um futuro mais sustentável”.
Prova disso, são os investimentos realizados com vista a “reduzir a emissão a emissão de efeito estufa, promovendo o aumento da eficiência energética e a redução dos combustíveis fósseis, em conformidade com as exigências internacionais”.
Nesse sentido, “o Governo Regional montou uma estratégia de incentivos à produção e armazenamento de energia e elétrica e calorífica a partir de fontes renováveis, aumento a comparticipação ao armazenamento, permitindo a responsabilização das pessoas num papel ativo e imprescindível à transição energética na nossa região”, adiantou.
Entre os programas de incentivo encontram-se o Solenerge e o Proenergia, “inovadores e com uma boa adesão da parte dos açorianos e resultados muito satisfatórios”, frisou o deputado, a par do plano de mobilidade elétrica.
A título de exemplo, apontou Carlos Freitas, “o Solenerge recebeu 4000 intenções de investimento, com 9,7 milhões de euros já aprovados de um envelope de 19 milhões de euros”.
“Ao contrário do grande falhanço da governação socialista, em termos de crescimento sustentável na Região a nível energético, ficando-se por um crescimento inferior a 0,5% ao ano, o Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) tem a ambição de chegar aos 61 pontos percentuais”, afirmou.
Ricardo Vieira realçou, por seu turno, ser “inegável que o nosso arquipélago está a passar por uma transição climática significativa”, com um clima “cada vez mais imprevisível e extremo”, como se pode constatar pelas “recentes tempestades tropicais que têm vindo a atingir os Açores”, sem esquecer sobretudo o Furacão Lorenzo.
O parlamentar social-democrata considerou que “o Governo Regional liderado por José Manuel Bolieiro tem vindo a implementar medidas para mitigar os efeitos da transição climática de modo a enfrentar os desafios e alterações”, exortando os açorianos a “desempenhar um papel ativo”.
O deputado do PSD/Açores entende que “a adoção de práticas sustentáveis, como a redução do consumo de energia e o uso responsável dos recursos naturais, é essencial para minimizar os impactos futuros”, considerando que a aprovação recente do PEPGRA20+ “constitui um passo significativo na persecução dos objetivos do combate à transição climática”, rematou.
FOTO – Carlos Freitas