Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Luís Soares sublinhou ontem a importância “cultural e económica” da Tauromaquia na Região, uma atividade “enraizada nas nossas tradições, e que tem registado uma crescente participação popular e de juventude”.

Falando durante a discussão de uma iniciativa que propunha o fim das touradas nos Açores, o social-democrata afirmou que a mesma surgiu “no momento mais oportuno”, porquanto, “no passado dia 15 [de outubro] terminou a época taurina na Região, que este ano registou uma enorme, e crescente, participação popular, bem como casas cheias nas praças de toiros”.

“Quem observa esta prática anual, nas ilhas taurinas da Região, fica a perceber a dimensão de tal fenómeno”, avançou Luís Soares, lembrando que, “numa praça de toiros com uma lotação de 5 mil pessoas, como a da Ilha Terceira, tivemos ocupações médias de mais de 4 mil. E nos arraiais da tourada à corda, as ruas estiveram apinhadas de gente e de muita juventude, no verdadeiro sentido da festa e do saber receber que nos caracterizam”.

“O que mais se vê na tauromaquia é respeito, dignidade, coragem, amizade, força de vontade, lealdade e solidariedade”, numa atividade “que faz parte da identidade do povo açoriano, contribuindo para a nossa pluralidade cultural”, defendeu o parlamentar.

“A tauromaquia vai continuar nos Açores por muitas mais gerações”, concluiu Luís Soares.