O PSD/Graciosa sublinhou hoje as respostas “concretas” dadas pelo Governo Regional da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), durante a recente visita estatutária à ilha, “apresentando soluções para os problemas dos graciosenses e garantindo investimentos de grande importância para o nosso desenvolvimento”.
Desses, salientam a resposta para a questão da Marina da Barra, “no avançar de uma obra pela qual a nossa ilha anseia há mais de duas décadas, numa louvável parceria com a Câmara Municipal de Santa Cruz da Graciosa. São mais de 3,4 milhões de euros de investimento para benefício de toda a região”.
“Salientamos igualmente a abertura do concurso para a concessão das Termas do Carapacho, revelando uma visão prática para a excelência daquela oferta tem para a ilha Graciosa e para todos os açorianos. Será mais um importante passo para recuperar o prestígio das nossas águas termais, que têm características únicas”, afirmam.
Também os investimentos na área social “vão ao encontro das ambições da Graciosa e dão resposta a situações que todos os graciosenses ansiavam ver resolvidas, como o lançamento da primeira pedra da ampliação do Lar de Idosos da Praia, o compromisso para a recuperação da antiga “Casa da Lavoura” e a adaptação do antigo Centro de Saúde para valências nos serviços prestados pela Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz”.
Os social-democratas realçam igualmente que o Governo e o Conselho de Administração da Unidade de Saúde de Ilha “estão a trabalhar ativamente em soluções alternativas para uma melhor gestão do setor, mostrando-se esse empenho e compromisso. Como se viu na aquisição do novo RX de última geração e o compromisso para a aquisição de um aparelho de TAC e para a ampliação do Centro de Saúde, dotando-o dessa valência”.
“São investimentos de mais de um milhão de euros, que melhoram em muito os cuidados de saúde a prestar aos graciosenses, a juntar ao muito que já foi feito para aumentar as deslocações de especialistas e os meios complementares de diagnóstico”, dizem.
“Também as nossas autarquias têm todas as razões para elogiar as políticas do atual Governo, pois nunca como agora as juntas de freguesia da Graciosa foram tão bem apoiadas e atendidas, confirmando-se uma visão de parceria e eficiência no apoio às nossas populações”, acrescentam.
Nas Pescas e na Agricultura, “a Graciosa tem razões para estar satisfeita com o empenho do Governo”, considera o PSD local, que destaca “a aquisição do terreno para o novo entreposto de frio e apoio à atividade das pescas, bem como o apoio aos nossos pescadores e armadores, que devemos elogiar, assim como os apoios no setor agrícola e o empenho em melhorar as condições de trabalho e o rendimento dos nossos agricultores”.
“Esta foi uma visita importante, em que foram dadas respostas concretas aos problemas da ilha, mostrando que estamos todos empenhados em acompanhar a motivação do Governo para que a Graciosa continue a fortalecer a sua economia e a dar as melhores respostas a todos os graciosenses”, concluíram.