A deputada do PSD/Açores Guilhermina Silva sublinhou hoje que o início do ano letivo nas Escolas Profissionais da região confirmou “as apostas acertadas do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), dado o aumento de alunos, de cursos e de áreas abrangidas pelos mesmos”.
A social-democrata realça que, “para lá do aumento do número de novos alunos, que são mais 34 do que em 2022/2023, totalizando 825 jovens em 42 cursos de nível IV nas 16 Escolas Profissionais dos Açores, temos de realçar que os mesmos abrangem 20 áreas profissionais, incluindo a economia verde e a economia azul”.
“Ainda mais, o facto de o Ensino Profissional constituir uma primeira escolha para tantos jovens açorianos demonstra a confiança deles, e dos seus encarregados de educação, no trabalho desenvolvido pelas nossas escolas profissionais. É mesmo um reconhecimento desse trabalho”, afirma.
Guilhermina Silva relembra que houve “um aumento no número de cursos de nível IV nas escolas profissionais açorianas, que acompanhou uma redução de 50% nos cursos profissionais do ensino público, mas foi criado um apoio financeiro, no total de 1,2 milhões de euros, para compensar as escolas pelas penalizações, numa medida estrutural que concorre para a sustentabilidade financeira daqueles estabelecimentos de ensino”.
“Trata-se de um importante mecanismo de apoio na transição de quadros comunitários”, refere a deputada do PSD/Açores, realçando igualmente que, “este ano, teve lugar a campanha ‘A Tua Primeira Escolha’, que foi uma forma de divulgar a oferta formativa, levada a cabo pelos jovens que passaram nas escolas profissionais, e que deram o seu testemunho”, explicou.
Para Guilhermina Silva, “há ainda destacar que este foi o segundo ano consecutivo em que se registou um aumento de alunos no Ensino Profissional, cujas condições foram melhoradas pelo Governo Regional, como o mostra a ‘Medida M9’, com mais de 1 milhão de euros destinado à aquisição de equipamentos informáticos, cujas candidaturas já estão a ser analisadas”, concluiu.