Skip to main content

A deputada do PSD/Açores Elisa Sousa quer saber “que diligências estão a ser efetuadas pelo Governo Regional para garantir a segurança do acesso da estrada regional à Baía da Maia, em Santa Maria, após deslizamentos de terras”.

A parlamentar social-democrata dirige-se ao Governo Regional através de requerimento questionando também “se já foram efetuados estudos para avaliar as consequências dos aluimentos de terra naquela zona de veraneio”, já que o problema se repete sempre que se verificam condições atmosféricas adversas, desde 2010.

Nessa sequência, pretende inteirar-se igualmente, “no que diz respeito às restantes ocorrências causadas pelo temporal que atingiu a Ilha de Santa Maria, qual foi a ação do Governo Regional e quais as medidas adotadas para mitigar os seus efeitos”.

Elisa Sousa destaca que “a Baía da Maia está localizada numa área de paisagem protegida, sendo que constitui um geossítio do Geoparque Açores, integrado no Geoparque Mundial da UNESCO, acolhendo cerca de duas dezenas de famílias com residência permanente”.

E recorda que, “em 2010, a infiltração da água e sua acumulação no solo provocou o deslizamento de uma grande massa de terra na Baía da Maia, tendo obrigado a monitorização nos vários locais de Santa Maria onde ocorreram aluimentos, que assumiram maiores dimensões na Maia, também verificadas nas imediações da Praia Formosa e da Baía de São Lourenço”.

Mais recentemente, “as fortes chuvadas que se fizeram sentir na ilha de Santa Maria provocaram diversas ocorrências, onde se destaca o deslizamento de terras na estrada regional de acesso à Baía da Maia, provocando a sua interdição”, salienta.

Por essa razão, Elisa Sousa considera “importante garantir a segurança de quem se desloca à Baía da Maia, assim como de quem lá vive”, finalizou.