O deputado do PSD/Açores Paulo Silveira sublinhou hoje a importância que o Governo Regional dedica ao Artesanato, tendo aprovado, “relativamente ao ano passado, mais do dobro das candidaturas de apoio para aquele setor, além das melhorias que foram introduzidas nos atuais incentivos”.
Com efeito, o Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), através da Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, “aprovou todas as 149 candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Desenvolvimento do Artesanato (SIDART), num total de comparticipação de mais de 215 mil euros”, frisou o social-democrata.
“Foram mais 72 candidaturas aprovadas do que no ano passado, ou seja, duplicou o número de candidaturas aprovadas, havendo também um reforço, em cerca de 90 mil euros, da dotação orçamental daquele Sistema de Incentivos”, adiantou.
Paulo Silveira avança igualmente que foi possível “apoiar investimentos e projetos de investimento em Unidades Produtivas Artesanais, houve apoios ao nível da formação, em projetos de dinamização do setor artesanal, e em projetos de qualificação e inovação do próprio produto artesanal”.
O deputado do PSD/Açores lembra ainda que, “em maio do ano passado, o Governo da Coligação introduziu melhorias no Regulamento do SIDART, alargando a possibilidade de comparticipação a despesas de alojamento em território nacional ou internacional para participação em feiras, ou a comparticipação de despesas já realizadas e não previstas”.
Paulo Silveira realça “o trabalho frutuoso que tem existido no âmbito do desenvolvimento do Artesanato açoriano, confirmando-se aquele que foi mais um compromisso deste Governo Regional, que procura, a este nível, ir ao encontro das necessidades, das caraterísticas e das aspirações dos artesãos açorianos”.
“O Artesanato é um setor em expansão, que tem conseguido aliar a tradição à modernidade, importando continuar a criar condições para garantir o seu progresso”, concluiu.