Skip to main content

A deputada do PSD/Açores Sabrina Furtado lembrou hoje que as verbas para as juntas de freguesia “mais do que duplicaram” com o Governo da Coligação e desafiou o PS a votar favoravelmente a proposta de novo regime jurídico de cooperação técnica e financeira apresentada pelo Executivo.

“Só em agosto deste ano, o Governo Regional aprovou mais de 740 mil euros em apoios financeiros às juntas de freguesia dos Açores, parte dos quais se destinam à limpeza de ribeiras e linhas de água. Na atual legislatura, o Governo já aprovou candidaturas das juntas de freguesia no valor de 2,1 milhões de euros. As verbas para as freguesias dos Açores mais do que duplicaram com o Governo da Coligação relativamente ao passado”, disse.

Segundo Sabrina Furtado, “o substancial reforço de verbas para as juntas de freguesias efetuado pelo atual Governo dos Açores mostra que o deputado Vasco Cordeiro e PS estão profundamente desatentos”.

“Além de não ter feito o feito o seu trabalho de casa, que é ler o Jornal Oficial mesmo no mês de agosto, o deputado Vasco Cordeiro tem o desplante de exigir agora aquilo que nunca fez no passado”, sublinhou.

A deputada social-democrata desafiou ainda o PS a “votar favoravelmente” a proposta do Governo dos Açores de criação de um novo regime jurídico de cooperação técnica e financeira entre administração regional e as juntas de freguesia.

“A proposta do Governo da Coligação, a debater brevemente na Assembleia Legislativa e elaborada em conjunto com a delegação dos Açores da Associação Nacional de Freguesias, visa garantir maior equidade, transparência e escrutínio nos valores atribuídos. Quem está ao lado das juntas de freguesia só pode votar favoravelmente a iniciativa. Fica o desafio ao PS e ao deputado Vasco Cordeiro”, afirmou.

Sabrina Furtado acrescentou que “o reforço do poder local é uma das marcas do atual Governo dos Açores, sempre em benefício das populações”.

A parlamentar social-democrata recordou ainda o recente compromisso do Governo Regional da Coligação PSD/CDS-PP/PPM para “continuar a apoiar os trabalhos de limpeza, reparação e adaptação necessários” nas freguesias afetadas pelo mau tempo no passado mês de agosto.