Skip to main content

Os deputados do PSD/Açores Luís Soares e Guilhermina Silva asseguraram estar “atentos aos desafios” que se colocam no âmbito do fornecimento de rações à lavoura da ilha Terceira, na sequência do incidente que ocorreu na fábrica da UNICOL.

“A fábrica de rações da UNICOL existe há cerca de 20 anos e tem vindo a crescer sustentadamente ao longo do tempo, tendo no ano passado atingido uma produção de mais de 50 mil toneladas de ração, pelo que esta situação representa um revés para a cooperativa. O PSD/Açores está atento aos desafios que se colocam neste âmbito e à recuperação da unidade fabril, lembrando que o novo sistema de incentivos pode ser uma oportunidade nessa matéria”, referiu Luís Soares, após uma reunião com a direção da UNICOL.

Neste momento, graças à solidariedade da Terceirense Rações e da Associação Agrícola de São Miguel, a UNICOL “tem conseguido continuar a dar resposta aos produtores, ainda que tal represente um prejuízo para a cooperativa assegurar este funcionamento mínimo, com rações estandardizadas para a lavoura”.

“Tomámos boa nota das preocupações da direção da UNICOL com esta situação, dado que é necessário assegurar as condições mínimas de funcionamento”, assinalou o deputado eleito pela Ilha Terceira.

O fabrico de rações é um dos serviços prestados pela maior cooperativa de lacticínios da ilha Terceira, que também assegura a recolha de leite, a comercialização de produtos lácteos, de fatores de produção, equipamentos agrícolas e gasóleo, de gado para abate, assim como presta serviços de assistência veterinária, de inseminação artificial, de reparação de equipamentos agrícolas e aconselhamento agrícola.

Para tal, a UNICOL conta com um quadro de pessoal de cerca de 270 colaboradores e integra e aproximadamente 800 cooperantes, isto é, produtores agrícolas da ilha Terceira e Graciosa.

“Foi muito pela ação da UNICOL que a Terceira e a Graciosa foram as ilhas onde a produção de leite mais cresceu e em que houve menor abandono da atividade por parte dos produtores de leite, pelo que o PSD/Açores está diligente para com aquelas que são as necessidades e reivindicações desta cooperativa”, acrescenta Luís Soares.