Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Jaime Vieira destacou hoje as mais-valias do programa Pescador+ criado pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM), “relevando o facto da escola vir ao encontro dos pescadores, permitindo que estes continuem a trabalhar e não perder rendimentos enquanto estudam”.

Ao mesmo tempo, ressalvou o parlamentar, “contribui para um maior nível de alfabetização da classe piscatória, sendo positivo não só para os próprios, como para a própria Região que se bate por uma melhor qualidade de vida das pessoas”.

Para Jaime Vieira, “trata-se de mais uma conquista do Governo da Coligação que apostou na qualificação destes profissionais, numa política de proximidade, de modo a dotá-los de ferramentas no exercício das suas funções e em que a escola vem a eles e não eles à escola”, frisou.

Acresce ainda o facto de, no entender do parlamentar social-democrata, “se tratar em simultâneo um programa de alfabetização e da atribuição da categoria profissional de pescador, envolvendo neste momento 45 pescadores que exercem a atividade sem categoria marítima”.

Desta forma, “esta formação, com duração de quatro meses e meio, irá garantir que, ao aprenderem a ler, estarão em melhores condições para compreender as regras de segurança e respetivos procedimentos de emergência, assim como maior conhecimento sobre as próprias práticas de pesca sustentável”, disse o deputado do PSD/Açores.

Jaime Vieira considera “estar perante um novo paradigma na formação das pescas que se impõe em pleno século XXI, com a importância que lhe é devida, abrindo portas a estes profissionais a novas oportunidades ao nível do crescimento pessoal e ao nível dos rendimentos”, rematou.