O presidente dos TSD/Açores Joaquim Machado considerou hoje que os números do desemprego, revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), “desmentem o que o PS e Vasco Cordeiro vão dizendo sobre a governação da responsabilidade do PSD, CDS-PP e PPM na Região”.
“Cada dia que passa, há mais uma razão que explica a intranquilidade do deputado Vasco Cordeiro”, adianta o dirigente social-democrata.
Segundo o INE, os Açores e a Madeira “foram as únicas regiões do país a baixar o desemprego no mês de agosto”, portanto, “em sentido inverso ao verificado nas restantes regiões. Curiosamente o desemprego baixa onde a governação não é socialista”, refere Joaquim Machado.
O INE revela que, nos últimos 12 meses, “o número de açorianos inscritos nos centros de emprego dos Açores baixou 14,6%, em contraste com a subida nacional de 4,4%. Este registo de desempregados inscritos é o mais baixo dos últimos 14 anos e atesta outro sucesso da governação de José Manuel Bolieiro, que é o maior número de sempre de açorianos empregados”, lembra o presidente regional dos TSD.
“A redução do desemprego e o aumento do emprego, resultantes do dinamismo económico e das medidas públicas, traduzem-se em mais e melhor rendimento para as famílias, com estabilidade e previsibilidade, contrastando com a realidade açoriana durante a governação de Vasco Cordeiro”, sublinha Joaquim Machado.
O líder dos TSD/Açores conclui dizendo que, “em agosto de 2019, os Açores registavam 7.040 desempregados, que se podem comparar com os 4.839 atuais”.