Skip to main content

O PSD/Terceira afirmou-se hoje “confiante” nos passos que têm vindo a ser dados pelo Governo Regional da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) “para a valorização do Porto da Praia da Vitória, lembrando a candidatura a cerca de 30 milhões de euros para o prolongamento do seu cais multiusos, que vai avançar brevemente”.

Segundo Luís Soares, presidente da Assembleia de Ilha dos social-democratas, “trata-se de uma iniciativa que já foi anunciada pelo Governo Regional, no reconhecimento por todos do Porto da Praia da Vitória como uma infraestrutura portuária da maior relevância geoestratégica e central, no contexto do arquipélago”.

“Assim, avançará em breve uma candidatura a cerca de 30 milhões de euros de fundos comunitários, visando a empreitada para o prolongamento do cais multiusos da Praia da Vitória”, afirmou aquele dirigente, destacando que “o Governo Regional tem dado passos certeiros, sólidos e consequentes face ao potencial do Porto da Praia da Vitória”

Luís Soares lembrou que o Executivo “já anunciou a conclusão das peças de contratação dos estudos e do projeto para o prolongamento do cais -12, por forma a apresentar candidatura para aquele investimento no próximo quadro comunitário PO2030. Pelo que essa será uma realidade a acontecer a breve trecho”, garantiu.

“Em pouco mais de dois anos e meio, o Governo Regional da Coligação investiu mais de 9,5 milhões de euros no Porto da Praia da Vitória, abrangendo a empreitada do parque de invernagem e as respetivas acessibilidades, a ampliação do cais para receber todo o tipo de navios, a aquisição de uma grua móvel com capacidade mínima de 100 toneladas, tremonha, ‘reachstaker’ e defensas pneumáticas”, elencou o social-democrata.

“Graças ao esforço conjunto e partilhado com a Portos dos Açores, SA., foi possível, ao longo desta legislatura, corrigir os maus projetos que transitaram da anterior governação socialista, que estavam subfinanciados ou inadequados do ponto de vista técnico. Agora sim, salvaguardou-se o superior interesse da Região e assegurou-se o aproveitamento dos fundos comunitários”, explicou.

“Durante essa governação socialista, não foram criadas as oportunidades para que o Porto da Praia da Vitória se assumisse como uma infraestrutura de referência no transporte marítimo de pessoas e mercadorias, no turismo de cruzeiros, assim como na reparação naval e como parque de invernagem”, disse.

“Foi assim durante 24 anos mas, em pouco mais de meia legislatura, o Governo da Coligação tem mostrado compromisso e investimento, fortalecendo essa ambição para a Praia da Vitória e para a Ilha Terceira, numa nova realidade que também será benéfica para os Açores”, concluiu Luís Soares.