Skip to main content

O vice-presidente da bancada parlamentar do PSD/Açores, Paulo Gomes, afirmou hoje que a estratégia do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) para o Desporto “já está a produzir resultados, sinal de que estamos no caminho certo”.

O social-democrata falava durante a discussão do regime jurídico que o Executivo apresentou para o movimento associativo desportivo da Região, “em mais uma alteração, a terceira feita por este Governo, ao Decreto Legislativo Regional 21/2009/A, o que demonstra um interesse próximo e o acompanhamento da realidade presente”, disse.

“Aliás, os números apresentados pela Senhora Secretária Regional da Saúde e do Desporto são motivo de satisfação para todo o movimento associativo, pois mostram que este governo tem uma estratégia e uma linha orientadora, que já estão a produzir resultados”, sublinhou Paulo Gomes.

Como tal, “o sucesso dos atuais dados demográficos, dos resultados, e do crescimento, deve-se ao trabalho das associações, dos clubes e dos desportistas, mas sem esquecer o trabalho de fundo, o trabalho estruturante realizado por este Governo”, avançou.

O deputado frisou que “esse trabalho mostra que o Governo Regional não está acomodado, que está sempre preocupado em melhorar e acompanhar a evolução do desporto nos nossos dias, valorizando-o como uma atividade essencial”.

E deu como exemplo “a implementação do Plano Nacional para a Ética no Desporto, assente em várias ações”, de que destacou “um concurso literário, que foi ganho por um recluso do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo. A que se junta o apoio a eventos desportivos em que a temática da ética está presente, premiando-se também ações ou comportamentos meritórios numa perspetiva ética”, explicou.

Paulo Gomes salientou igualmente a criação do Programa ‘Despertar’, “que está a aferir, de forma credível e com dados científicos, o ponto de situação das crianças açorianas, ao nível do crescimento físico, desenvolvimento motor, prática desportiva, níveis de atividade física, fatores de risco metabólicos, bem como nos comportamentos de saúde de crianças, jovens e das famílias açorianas”.

“Trata-se de um programa estruturante, que abarca políticas transversais, englobando cinco direções regionais, com a coordenação da Direção Regional do Desporto, cujo inquérito teve já a participação de mais de 5300 crianças açorianas”, acrescentou.

O deputado do PSD/Açores realçou ainda “a diferenciação positiva, em dois níveis, do programa ‘Jovem Talento Regional’, permitindo aos atletas que alcançaram patamares desportivos superiores, como competições internacionais, possam ter um apoio mais significativo”.

Sobre o designado apoio da “Palavra Açores” e os apoios nas deslocações dos clubes açorianos para participação em provas de âmbito internacional, “a sua atribuição deixa de ser uma decisão do Conselho do Governo, passando para a própria Secretaria Regional, através da Direção Regional do Desporto, permitindo maior celeridade e beneficiando os nossos clubes desportivos”, adiantou.

“Aliás, os apoios para a época 2023/2024 deverão ser pagos em 50% no início da época desportiva, com todos os benefícios que isso vai trazer à preparação desportiva dos nossos clubes”, disse ainda Paulo Gomes.