O deputado do PSD/Açores Carlos Freitas saudou hoje o Governo Regional “por assumir o compromisso da construção de um novo Centro de Saúde das Lajes do Pico, após as sucessivas governações socialistas deixarem os utentes daquele concelho ao abandono”.
O parlamentar social-democrata falava durante a sessão de perguntas ao Governo Regional com resposta oral sobre a ilha do Pico, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta.
Para Carlos Freitas, “este Governo Regional está atento, não só às necessidades, mas também aos anseios da população, assumindo o projeto com coragem e respeito da parte do presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, para com os lajenses”.
Prova disso, prosseguiu, “foi parar todo o processo em curso e assumir já a construção de um centro de saúde de raiz que dignifique os cuidados de saúde prestados pelos profissionais à população do concelho”.
O parlamentar social-democrata lembrou que “quem deixou uma obra inacabada envolvida num grande imbróglio jurídico e fechou o serviço de atendimento permanente naquele concelho, não deveria ter autoridade moral e política para falar sobre este assunto que remonta a 2016”.
O deputado eleito pelo Pico considera assim que “as recentes afirmações de dirigentes do PS da ilha, não são mais do que um insulto à inteligência dos lajenses. Mas os lajenses têm memória e não se deixam enganar, pois sabem muito bem quem os deixou ao abandono”.
Segundo Carlos Freitas, “a Unidade de Saúde da Ilha do Pico, quando auscultada por parte do Governo Regional em 2021 para o levantamento de necessidades a constar no novo quadro comunitário, inscreveu de imediato a construção do novo centro de saúde, em demonstração da sua prioridade”.
Este destacou ainda “a clara aposta do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) na contratação de profissionais das várias carreiras especiais de saúde, numa resposta de confiança e tranquilidade, aumentando a capacidade de consultas de especialidades e exames de diagnóstico”.
O parlamentar social-democrata enalteceu “o espírito de diálogo, abertura e cooperação do Governo Regional com a Câmara Municipal das Lajes do Pico, numa constante articulação e preocupação no encontro da melhor solução”, concluiu.

