Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Ricardo Vieira enalteceu hoje “o empenho e, sobretudo, o esforço financeiro”, que o Governo da Coligação está a fazer na obra de recuperação do Porto Comercial das Flores, cumprindo, e até antecipando, a calendarização prevista”.

O social-democrata lembrou que, “já esta semana, começaram a ser colocados os primeiros blocos ‘antifer’” na obra de emergência daquele porto”, dando-se assim “um novo passo na empreitada da proteção da bacia portuária, ainda antes da data prevista”.

Ricardo Vieira sublinhou que “as obras estão a avançar, sem o dinheiro da República, e à custa do Orçamento Regional”, deixando uma questão à bancada socialista do parlamento: “Se este não é um governo que está ao lado dos florentinos, então o que é?”.

O deputado considerou que “faltaram ao PS palavras de condenação à República pelos atrasos nos apoios devidos de solidariedade nacional, referentes aos estragos do furacão Lorenzo, e depois da tempestade Efrain. Não podemos aceitar esse silêncio dos deputados socialistas”, disse.

E acrescentou que “a ação desta semana veio antecipar uma fase da obra, mais uma vez para minimizar os constrangimentos sentidos no abastecimento à ilha das Flores, prosseguindo o Governo Regional o trabalho em curso, e que tem sido uma prioridade”, afirmou.

Para Ricardo Vieira, “deve reconhecer-se esse trabalho e a forma como está a ser encarada aquela importante obra, orçada em mais de 6,1 milhões de euros, que está agora numa altura vital, aproveitando o bom tempo que o verão pode permitir, como foi já explicado pelo Governo”, concluiu.

O furacão Lorenzo assolou a ilha das Flores em Outubro de 2019, destruindo o molhe de proteção do Porto Comercial das Lajes das Flores, provocando graves estragos, situação que foi ainda agravada, em dezembro do ano passado, quando a tempestade Efrain também atingiu a ilha.