A deputada do PSD/Açores Guilhermina Silva afirmou hoje que o “apoio de 1,3 milhões de euros às escolas profissionais marca a mudança após um passado de desinvestimento da governação socialista”.
Para a parlamentar social-democrata, “o XIII Governo Regional assumiu no seu programa como objetivo primordial o investimento no ensino e na formação profissional, e está a cumprir com a sua palavra, apoiando como nunca as escolas profissionais, otimizando os fundos do quadro comunitário Programa Operacional Açores 20202 (PO 2020)”.
A medida foi implementada, destacou Guilhermina Silva, após “ter sido apurado que as escolas profissionais sofreram graves penalizações, em virtude da diminuição do número de alunos inscritos e da desistência de formandos em alguns cursos, sem que a governação socialista tivesse procurado uma solução”.
Segundo a deputada, “a concessão destes apoios financeiros às escolas profissionais vem compensá-las pelos encargos decorrentes das desistências de formandos, garantindo uma maior estabilidade ao nível da tesouraria”.
Para Guilhermina Silva, trata-se “de mais um mecanismo de suporte no âmbito das políticas implementadas pelo Governo Regional em matéria do ensino profissional, de modo que as escolas desempenhem a sua missão com foco e determinação”.
A deputada do PSD/Açores eleita pela Terceira considera “fundamental a criação de instrumentos como este, que confiram maior robustez e solidez no desenvolvimento das suas atividades”.
Desta forma, entende que “as escolas profissionais passam a deter melhores ferramentas com vista a preparem-se para os desafios que se colocam no futuro, tendo em conta as características do mercado de trabalho e a avaliação da sua evolução a médio e longo prazo”.
Guilhermina Silva defende também que estes mecanismos de apoio financeiro às escolas profissionais “são fundamentais para que estas possam concentrar a sua atenção na prestação de um ensino de qualidade junto dos seus formandos e manter a sua atratividade com o sucesso na mira”, finalizou.