Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Flávio Soares saudou a estratégia adotada pelo Governo Regional que permitiu a redução da taxa de jovens que não estudam, não trabalham, nem frequentam formação profissional (NEET) na Região, em 2,4 pontos percentuais.

De acordo com o parlamentar social-democrata, “a taxa de jovens NEET passou de 17,5% para 15,1%, registada no primeiro trimestre de 2023, possível por via de implementação de medidas a médio prazo que agora confirmam a sua eficácia”.

Para Flávio Soares, “esta evolução reflete o sucesso da implementação da estratégia do Executivo Regional no que toca a políticas de emprego, de entre as quais se destaca o Programa CONTRATAR, com impacto significativo e direto na contratação, desde logo contratação jovem, e que tem promovido a estabilidade laboral a mais de 3500 trabalhadores que estes programas de apoio permitiram contratar”, sublinha.

A par deste projeto, o deputado realça “a relevância da criação do Gabinete de Orientação Vocacional e Profissional (GOVP) que garantiu a estes jovens um rumo nas suas vidas, ao nível da sua qualificação enquanto agentes ativos da atividade económica, fundamental para o desenvolvimento da Região”.

Segundo o parlamentar social-democrata, “os planos individuais de emprego que chegaram aos jovens NEET tiveram em consideração o meio onde se encontravam inseridos, o baixo perfil de empregabilidade, competências e vocação e foram essenciais para inverter o cenário”.

Flávio Soares considera ainda que “a alteração efetuada aos diversos programas ESTAGIAR, proposta pelo Grupo Parlamentar do PSD/Açores, contribuiu de igual forma para a mudança de paradigma ao nível do emprego nos Açores, constituindo uma alavanca motivacional também para os jovens NEET”.

O deputado do PSD/Açores acredita assim que, “com a consolidação deste projeto, os Açores deixarão de ser a região do país com a maior percentagem de jovens que não estudam, não trabalham, nem frequentam formação profissional, representando um bom exemplo para o país”.

Refira-se que o GOVP, no final de 2022, registava 4693 jovens NEET, entre os 18 e 34 anos de idade, sendo que o valor baixou para 1923, no primeiro trimestre de 2023.