Governo está a investir nas potencialidades do Porto da Praia da Vitória

O deputado do PSD/Açores Luís Soares destacou esta tarde “que o Governo Regional está a investir nas potencialidades do Porto da Praia da Vitória, algo que a governação socialista nunca conseguiu ver”.

O parlamentar social-democrata falava aos jornalistas no final de uma visita ao Porto da Praia da Vitória, no âmbito das Jornadas Parlamentares que decorrem na Terceira.

Luís Soares salientou que “as oficinas estão concluídas, os armazéns e oficinas vão permitir que os equipamentos sejam mais bem reparados, conservados e até acomodados em caso de intempéries. Portanto, vai dar aqui mais vida útil”.

A par do equipamento, Luís Soares assinala igualmente “a aposta na reabilitação da área administrativa, que se encontra em fase de conclusão, e que garantirá outra dignidade a quem aqui trabalha e à sua capacidade de produção”.

Entretanto, existe uma série de investimentos também na mira, “tais como a melhoria das acessibilidades que implicarão uma separação do tráfego pesado de mercadorias e desembarque de passageiros, bem como o prolongamento do cais que será zona de atracagem de cruzeiros”, indicou.

Estão previstas as empreitadas do parque de invernagem no valor de 2,2 milhões de euros, a que acrescem 1,3 milhões de euros nos acessos, o aumento do cais para receber todo o tipo de navios e que corresponde a um investimento de 325 mil euros, a aquisição de uma grua móvel no valor de 4,5 milhões de euros, uma tremonha de 180 mil e um ‘reachstaker’ de 928 mil euros.

Para Luís Soares, “os planos do Governo Coligação para o Porto da Praia da Vitória demonstram uma verdadeira visão estratégica na afirmação da infraestrutura, ao contrário da governação socialista que, não só desinvestiu, como a deixou degradar, implicando agora um maior custo na sua recuperação”, finalizou.