O deputado à Assembleia da República Francisco Pimentel, que irá assumir a presidência do Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Canadá, participa, este fim-de-semana, em Toronto, nas Comemorações dos 70 anos da chegada dos pioneiros portugueses ao Canadá.
O evento é composto de um conjunto de visitas, dando prioridade ao contacto com as comunidades portuguesas emigrantes no Canadá, destacando-se a criação de um Passeio da Fama Portugal-Canadá, a inauguração de um monumento, criado pelo escultor Paulo Neves, alusivo à efeméride, uma receção no Universal Event Centre e um concerto da fadista Mariza.
Foi na doca ‘Pier 21’, em Halifax, a 13 de maio de 1953, que o ‘Saturnia’ atracou, fazendo desembarcar no Canadá os primeiros 218 imigrantes portugueses, com os respetivos vistos de trabalho, muitos deles provenientes dos Açores, madeirenses e alguns do continente. Esses emigrantes foram ficando em várias regiões do Canadá, para trabalhar principalmente em áreas como a agricultura e a construção de caminhos-de-ferro.
Relativamente aos Grupos Parlamentares de Amizade, ocupam uma posição focal na área das relações externas, no conjunto das atividades da Assembleia da República, designadamente no que se refere à vertente do desenvolvimento da diplomacia parlamentar.
São organismos vocacionados para o diálogo e a cooperação com os Parlamentos dos Países amigos de Portugal, visando o intercâmbio geral de conhecimentos e experiências, as relações bilaterais e o seu enquadramento nas alianças e instituições em que ambos os Estados participam, assim como a divulgação e promoção dos interesses e objetivos comuns, nos domínios político, económico, social e cultural.
Fazem também parte da sua ação a troca de informações e consultas mútuas nas posições em organismos internacionais de natureza interparlamentar, sem prejuízo da plena autonomia de cada grupo nacional. E fazem a reflexão conjunta dos problemas envolvendo os dois Estados, buscando soluções que relevem da competência legislativa de cada um.
Cabe-lhes igualmente valorizar o papel, histórico e atual, das comunidades de emigrantes existentes que, no caso do Canadá, se estima em mais de 400 mil descendentes de portugueses.
Eleito pelo círculo dos Açores em janeiro de 2022, Francisco Pimentel integra o Grupo Parlamentar do PSD no Parlamento, fazendo parte das Comissões de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas; Agricultura e Pescas; e ainda Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder Local.