A deputada do PSD/Açores Sabrina Furtado congratulou hoje o Governo Regional pela cedência, a título gratuito, ao Município de Vila Franca do Campo, do edifício denominado por ‘Casa da Balança’, aprovada no Conselho de Governo de 14 de abril de 2023.
Para a parlamentar social-democrata, “a infraestrutura que se encontra ao abandono vai finalmente servir a comunidade Vilafranquense, mantendo a sua identidade e património muito importante, ao qual será conferido um propósito maior”, realça.
De acordo com Sabrina Furtado, “e segundo a recomendação do PSD/Açores aprovada na Assembleia Legislativa, o espaço deverá ser reconvertido em equipamento social e de lazer, garantindo uma nova dinâmica àquela zona do concelho e enriquecendo toda a sua envolvente”, disse.
A deputada do PSD/Açores sublinha que, em relação ao jardim anexo, “irá meter-se como espaço verde respeitando o Plano Diretor Municipal, mas poderá incluir a criação de um parque infantil, servindo ao mesmo tempo a valência social e a própria comunidade daquela freguesia e de Vila Franca do Campo”, avançou.
“A ‘Casa da Balança’ pertenceu à SINAGA – Sociedade de Indústrias Agrícolas dos Açores – que no âmbito do seu plano de recuperação foi alienada, passando para património da Região, durante a governação socialista, ficando votada ao esquecimento”, recordou Sabrina Furtado.
A cedência da ‘Casa da Balança’ autorizada hoje em Conselho de Governo resulta de um projeto de resolução apresentado pelo PSD e aprovado na Assembleia Legislativa dos Açores, em 2022.
“O edifício constitui uma marca da arquitetura industrial da ilha de São Miguel, ligando Vila Franca do Campo à história económica local e ao ciclo agroindustrial de beterraba, que a partir de hoje ganha uma nova página “, concluiu a parlamentar social-democrata.