Skip to main content

A Comissão Política Concelhia do PSD de Angra do Heroísmo enalteceu hoje a elevação de São Mateus da Calheta a Vila, comprovada por um Decreto Legislativo Regional, aprovado ontem à tarde, por unanimidade, em sessão plenária da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Para a Vice-Presidente da estrutura partidária, Magda Ávila, “tratou-se de uma justa resposta a uma reivindicação antiga das gentes de São Mateus da Calheta, que mereceu o acolhimento dos vários intervenientes, como sejam os grupos e representações parlamentares que subscreveram a iniciativa, assim como o Conselho de Ilha e o Município de Angra do Heroísmo”.

“É consensual a relevância que São Mateus da Calheta tem no panorama socioeconómico da Ilha Terceira, na medida em que conta com um conjunto diversificado de atividades económicas, onde se destaca a atividade piscatória, mas também a restauração e serviços, a agropecuária e floricultura”, lembrou aquela responsável.

Os social-democratas angrenses sublinharam também “a importância demográfica de São Mateus, a freguesia mais populosa do concelho, com uma população residente em tendência crescente. Uma população envolvida nas coletividades da agora Vila, como sejam as suas três Igrejas, o grupo de Escoteiros, o Grupo de Jovens, da sua expressão cultural, das festas em honra ao Divino Espírito Santo celebradas nos três impérios, das festas tradicionais de verão, das marchas em honra a São João”.

A elevação de São Mateus da Calheta “poderá criar oportunidades de crescimento e de investimento, condignos a este novo capítulo da história da localidade, que honra todos quantos se empenharam naquele processo”, disseram ainda.