Turismo. Salomé Matos destaca que Faial se afirma como destino sustentável

A deputada do PSD/Açores Salomé Matos destacou hoje que a ilha do Faial se está a afirmar, à semelhança de toda a Região, como um destino turístico sustentável, tendo salientado que as medidas do Governo Regional estão a produzir resultados.

A parlamentar social-democrata falava aos jornalistas no final de uma reunião com a Associação de Turismo Sustentável do Faial, que decorreu na Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta, no âmbito das Jornadas Parlamentares que terminam hoje.

Salomé Matos entende que o Faial, a par da tendência a que se assiste ao nível dos Açores, “afirma-se cada vez mais como um destino sustentável, para o qual contribuem as nossas paisagens únicas, a riqueza cultural, a gastronomia, o mar, correspondendo exatamente àquilo que os nossos visitantes procuram”.

A deputada do PSD/Açores relembrou que “o Faial foi recentemente nomeado entre os 21 principais destinos como Melhor Destino Europeu de 2023, com um honroso 13º lugar, tendo os Açores sido a primeira região portuguesa a integrar o restrito lote da Rede Europeia de Destinos Turísticos Sustentáveis de Excelência”.

A parlamentar eleita pelo Faial considera “o turismo sustentável um caminho incontornável”, para o qual o Governo Regional tem contribuído através da “implementação de medidas que acompanham a preocupação de proteção daquilo que é nosso, único e nos diferencia”.

E é precisamente no seguimento da introdução de novas políticas que “os Açores são o único arquipélago credenciado como turismo sustentável”, realçou.

“Os resultados estão à vista, com os últimos dados do Serviço Regional de Estatística a apontar para um crescimento de 5% nas dormidas em 2022, comparativamente a 2019, e aumento dos proveitos na ordem dos 21%”, salvaguardou Salomé Matos.

Para a parlamentar social-democrata, “o substancial aumento nos proveitos leva-nos a retirar a conclusão de que houve, efetivamente, uma valorização dos Açores enquanto produto de destino turístico sustentável de qualidade e esse deve ser o nosso foco”.