PSD/Açores saúda redução do número de desempregados em 19% desde o início da legislatura

O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado saúda o Governo Regional pela redução do número de desempregados inscritos da ordem dos 19%, desde o início da legislatura, em novembro de 2020.

O parlamentar social-democrata entende que os dados revelados esta semana pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional comprovam “o bom rumo das políticas de emprego que estão a ser implementadas na Região Autónoma dos Açores”.

O mesmo sucedendo em relação aos desempregados que se encontravam inseridos em programas ocupacionais, assistindo-se a um decréscimo de 32,4%, passando de 4278 para 2891 ocupados. “Isto é, este valor tão baixo apenas se verificou em 2012, vindo a subir desde então”, reiterou.

“Do conjunto de desempregados e inscritos em programas ocupacionais, verifica-se uma diminuição da ordem de 24%”, salientou Joaquim Machado, destacando “que a aposta no emprego constitui um primeiro apoio estruturante, conferindo finalmente estabilidade às famílias açorianas”.

O próprio Instituto Nacional de Estatística, aponta o também líder dos Trabalhadores Social Democratas (TSD), “indica que os Açores atingiram o maior número de sempre de empregados”.

Joaquim Machado considera assim que os programas de apoio e de manutenção do emprego, como o Contratar Estável, “estão a surtir efeito e terão reflexos no crescimento económico, mesmo em contexto pós-pandémico a nível mundial e de conflito bélico”.

Para o parlamentar social-democrata, “o quadro a que assistimos ao nível do emprego nos Açores, demonstra que as medidas adotadas pelo Governo Regional com o objetivo de alterar o paradigma dos programas ocupacionais, foram a escolha certa”, concluiu.