O Parlamento aprovou ontem por unanimidade os incentivos à aquisição de sistemas de armazenamento de energia (baterias), no âmbito de alterações introduzidas ao programa PROENERGIA pelo Governo Regional.
O deputado do PSD/Açores Carlos Freitas saudou o Governo Regional pela “palavra dada, palavra honrada, um valor que muito se deve prezar na nossa sociedade, pelo compromisso assumido”.
O parlamentar social-democrata falava no debate das medias na Assembleia Legislativa dos Açores, no plenário que decorre até amanhã, na Horta.
Para Carlos Freitas, trata-se de “uma excelente medida, em linha de conta com os objetivos da legislatura, que visa contribuir para o aumento da autonomia energética, reduzir as emissões de gases de efeito estufa, de forma a combater as alterações climáticas, promovendo a transição energética”.
O parlamentar social-democrata realçou que o “Governo Regional pretende com as medidas, uma complementaridade, aumentando uma comparticipação dos sistemas de armazenamento para 85% das despesas elegíveis, até um máximo de 4000 euros, para pessoas singulares e coletivas, que tenham adquirido os sistemas solares fotovoltaicos através do Solenerge”.
Carlos Freitas manifestou “grande satisfação ao constatar que a população se revela cada vez mais consciencializada nesta matéria, em termos de transição energética, a avaliar pela quantidade de candidaturas ao Solenerge, em todas as ilhas, tanto por famílias como por empresas”.
Atualmente, apontou o deputado eleito pelo Pico, “são mais de 2000 intenções de investimento até ao momento, com incentivos aprovados em mais de 2,5 milhões de euros, representando uma potência aprovada de mais de 2000 kw”.
O social-democrata destacou que “este é que é o caminho. Com esta proposta de alteração fica mais uma vez vincada a grande aposta deste Governo em termos de sustentabilidade energética, em prol das famílias, das empresas e também do ambiente”, finalizou Carlos Freitas.