Skip to main content

A Comissão Política do PSD da Terceira afirmou hoje que o Orçamento da Região para 2023 engloba um investimento público na ilha na ordem dos 122 milhões de euros, o que representa um aumento de 80% face à execução média dos governos regionais do PS.

“Para este ano, o Orçamento da Região, aprovado com o voto contra do PS, prevê um investimento público de 122 milhões de euros na ilha Terceira, mais de 80% quando comparado com a execução média dos governos socialistas”, referiu a estrutura social-democrata.

De acordo com a Comissão Política de Ilha (CPI) dos social-democratas, só agora se assiste “a uma aposta efetiva no investimento público na ilha, após mais de uma década de abandono da Terceira, pelos governos da maioria absoluta socialista de Vasco Cordeiro e Sérgio Ávila”.

“Só no ano de 2021, foram investidos 113 milhões de euros, bem mais do que a média de investimento público entre 2012 e 2020, em que os Governos do PS investiram em média 68,4 milhões de euros por ano na ilha Terceira”, apontou o PSD/Terceira.

Mais concretamente, “durante a governação socialista não faltaram projetos que na realidade nunca passaram do papel, permanecendo fechados em gavetas, iludindo e ludibriando os terceirenses com avultados valores previstos e escassos valores executados”, avançou o órgão partidário.

“Agora o Partido Socialista procura defender o indefensável, quando no curto período desde que o atual Executivo está em funções, o Governo da Coligação garantiu o licenciamento do Bairro dos Americanos, num valor de um milhão de euros, dando resposta a um problema que se arrastava há mais de duas décadas, na Praia da Vitória”.

Os investimentos do Governo PSD/CDS-PP/PPM prosseguem na área da Saúde “com a entrada em funcionamento do Serviço de Radioterapia no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), que, até setembro de 2022, já realizou cerca de 2.000 tratamentos e apoiou cerca de 150 doentes”, adiantou a CPI.

O Governo Regional foi também responsável “pela aquisição de equipamento para o Serviço de Imagiologia do HSEIT, num investimento de um milhão de euros, bem como pelo fomento à contratação e valorização remuneratória de profissionais de saúde”.

“Mais do que assumir compromissos, o Governo Regional da Coligação pauta a sua dinâmica pela execução de projetos, em contraste com o laxismo com que a governação socialista vinha habituando os açorianos em geral e os terceirenses em particular”, salientou.

Segundo o PSD/Terceira, “são inúmeros os exemplos de mais e melhor investimento público: desde a aposta no potencial do Porto da Praia da Vitória, designadamente na melhoria das acessibilidades e dos sistemas de segurança da operação dos navios, no valor de 1,3 milhões de euros, à aquisição de equipamentos portuários, no valor global de 5,5 milhões de euros”.

“Acresce a empreitada de requalificação das oficinas do armazém e do edifício das operações portuárias do porto Praia da Vitória, adjudicada pela Portos dos Açores, com o valor de 2, 3 milhões de euros”, referiram os social-democratas.

Ainda esta semana, foi inaugurado “um inovador sistema de armazenamento de energia por baterias na Terceira, concebido e implementado pela EDA – Eletricidade dos açores, num investimento de 14 milhões de euros, cofinanciado em 85% por fundos europeus. Mais um projeto concretizado pelo atual Governo Regional”, destacou a CPI.

“O Partido Socialista presta-se ao ridículo quando reivindica os louros de obras que nunca passaram do papel quando governava, ou que foram alvo do lançamento apressado de primeiras pedras em véspera de eleições”, salientou o PSD/Terceira.

Também em relação ao setor turístico, indicou a estrutura social-democrata, “assinale-se o caminho virtuoso que a Terceira tem percorrido, sendo a ilha que mais cresceu nos vários indicadores do Turismo na Região, em 2022, ultrapassando todos os recordes alcançados em 2019”.

No último ano, “verificou-se o maior crescimento nas dormidas em estabelecimentos hoteleiros (78,6%) e alojamento local (84,6%), tendo sido ultrapassada a marca de mais de 800 mil passageiros em trânsito na Aerogare Civil das Lajes e de 28 mil passageiros em navios de cruzeiros no Porto da Praia da Vitória”.

“Enquanto o PS procura denegrir o trabalho do Governo da Coligação, só porque está a recuperar os anos de negligência a que a Terceira foi votada pelos socialistas, o PSD/Terceira está confiante na capacidade agregadora do atual Executivo, cujos resultados são reconhecidos pelos terceirenses”.