Skip to main content

                                                                           COMUNICADO

 

Na sequência da tomada de posse da Secretária Regional da Saúde e Desporto, o Comité Permanente da Comissão Política Regional do PSD/Açores torna público o seguinte:

 

1 – O PSD/Açores saúda a nova Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, com a absoluta confiança de que irá assegurar a prossecução das políticas de reforço do Serviço Regional de Saúde que têm sido conduzidas pelo Governo dos Açores. Mónica Seidi é uma reconhecida profissional de saúde da nossa Região, com um passado ligado ao Desporto e competência política demonstrada no desempenho das funções de deputada na Assembleia Legislativa dos Açores. Encontram-se, assim, reunidas todas as condições para que o XIII Governo dos Açores prossiga com a contínua melhoria dos cuidados de Saúde prestados, que constitui já uma das marcas da atual governação regional, bem como com a valorização profissional e melhoria das condições de trabalho dos profissionais de e da saúde como fator decisivo para a resposta a dar aos açorianos.

 

2 – O PSD/Açores reconhece o valioso contributo que Clélio Meneses prestou para o reforço do Serviço Regional de Saúde desde novembro de 2020, como o demonstram os bons resultados obtidos. O seu espírito de missão e entrega à causa pública foram fundamentais para que os Açores ultrapassassem, com indicadores superiores ao resto do país, a crise pandémica – um dos períodos mais difíceis da história da Autonomia Regional. Clélio Meneses deixa uma marca muito relevante na valorização das carreiras dos profissionais de saúde, no reforço de recursos humanos e na melhoria dos equipamentos do Serviço Regional de Saúde.

 

3 – Os bons resultados das políticas do Governo dos Açores estão à vista de todos: o Serviço Regional de Saúde realiza hoje mais consultas, cirurgias e exames complementares de diagnóstico do que acontecia antes da pandemia, fruto da contratação de mais médicos, enfermeiros e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica. É também graças à ação do Governo dos Açores que se tem vindo a registar uma redução acentuada das listas e tempos de espera, bem como o reforço da cobertura da população por médicos de família. A estabilidade governativa é essencial como instrumento para este caminho de aposta em todo o Serviço Regional de Saúde.

 

Horta, 8 de março de 2023