Skip to main content

A deputada do PSD/Açores Vitória Pereira afirmou hoje que o programa “MAIS” confirma o apoio do Governo Regional às empresas da Região e à melhoria dos salários dos trabalhadores por conta de outrem.

Para a parlamentar social-democrata, “a medida constitui uma forma de fazer face à inflação, por via da atribuição de um apoio financeiro ao aumento salarial, confirmando a sensibilidade do Executivo para com as famílias e empresas, ao contrário do que o Partido Socialista falsamente apregoa”.

Vitória Pereira esclarece que “o programa MAIS – Mecanismo de Apoio ao Incremento dos Salários – foi criado com vista a aumentar o valor da retribuição base dos trabalhadores por conta de outrem, destinado às entidades empregadoras de natureza privada, incluindo as do setor social, com sede ou estabelecimento estável nos Açores”.

Para acederem ao apoio, “as entidades empregadoras devem requerer, durante o mês de fevereiro, um incentivo ao incremento do salário médio, no valor de 174 euros por trabalhador, a tempo inteiro, sempre que se verifique um aumento de 5,8% da retribuição base média dos trabalhadores da empresa”, adiantou.

“Podem as empresas se candidatar igualmente a um apoio ao aumento da retribuição mínima mensal garantida no valor de 174 euros por trabalhador, a tempo completo, que em 2022 auferia uma retribuição base com um valor inferior à retribuição mínima mensal garantida nos Açores em 2023”, acrescentou.

A parlamentar social-democrata lembra que “o Governo Regional contempla uma dotação de 10 milhões de euros para a sua materialização, constituindo um valor significativo no apoio às famílias e empresas, permitindo maior liquidez numa fase em que se assiste a um aumento exponencial dos preços de bens essenciais”.

A iniciativa irá abranger até 55 mil trabalhadores e “vem corrigir uma injustiça praticada pelo Governo da República que excluiu as empresas açorianas nas medidas de compensação inseridas nos acordos de aumentos salariais”, recordou Vitória Pereira.

“E enquanto o Governo Regional implementa medidas concretas e de resposta efetiva mediante o contexto de incerteza que se vive, o PS prefere criticar iniciativas de que nunca se lembrou, em manifesto profundo desprezo para com os trabalhadores”, concluiu a deputada.