Skip to main content

A deputada do PSD/Açores Nídia Inácio sublinhou esta tarde “o trabalho eficiente que tem sido levado a cabo pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) no combate às desigualdades sociais, criando soluções para resolver os problemas das pessoas, das famílias e das empresas”.

A social-democrata falava durante um debate sobre as condições de vida no arquipélago, onde destacou que, “está à vista uma ação eficiente, como o provam um Plano e Orçamento para 2023 com o mais forte pendor social da história da Autonomia e os impostos mais baixos do país, com cerca de 140 Milhões de euros que, em três anos, ficaram nos orçamentos das famílias”, afirmou.

Nídia Inácio enalteceu “a criação de um programa de apoio à Natalidade – o Nascer+ -, as creches gratuitas para todos os escalões, assim como de amas gratuitas, que se juntam a um Complemento Regional de Abono de Família de mais de 15%, num aumento sem precedentes”.

“Iniciativas a cargo de um Governo que se viu a braços com uma crise pandémica, com uma guerra aberta em território europeu, e com uma crise inflacionária, como já não se via há uma dezena de anos. Para além de uma oposição de esquerda destrutiva e tóxica, que não é capaz de enaltecer o bom que tem sido feito pelos açorianos”, realçou a deputada.

Nídia Inácio recordou que, hoje, os jovens dos Açores que pretendam ingressar no Ensino Superior, “podem contar com o Programa de Apoio ao Pagamento de Propinas e com o Programa de Pagamento de Bolsas de Estudo”.

“E as famílias que procurem acesso à habitação social ou a custos controlados, podem contar com um Governo Regional que, em 2 anos, investiu mais de 30 milhões de euros no parque habitacional da Região, como acontece no Bairro de Nossa Senhora de Fátima, o Bairro da Terra Chã, os Empreendimentos de Trás-os-Mosteiros ou de Santa Clara”, elencou.

Segundo a deputada do PSD/Açores, “e ao contrário de certos partidos, que, enquanto estavam no poder, gastaram centenas de milhares de euros do erário a comemorar a pobreza, os açorianos podem contar hoje com um Governo Regional, sustentado por 3 forças partidárias, unidas no propósito de dar condições sociais, económicas e financeiras às pessoas, famílias e empresas, sem que tenham de estar de mão estendida”.

“É assim para os mais idosos, que podem beneficiar do Complemento Regional de Pensão com valores mais dignos, do Compamid com menos burocracia e mais valor afeto, e de uma iniciativa inovadora para o envelhecimento ativo, designada ‘Programa Novos Idosos’ ”.

“Também as IPSS viram o financiamento do seu contrato de cooperação valor-cliente reforçado, como há muito não acontecia. E, ainda ontem, foi anunciado um reforço do financiamento das unidades de cuidados continuados integrados da Região, de mais de 11% para as unidades de média duração e reabilitação e de mais de 20% para as unidades de longa duração e manutenção”, adiantou Nídia Inácio.

“São os apoios sociais deste Governo Regional da Coligação que estão a reduzir a pobreza nos Açores, através de uma política de proximidade, atenta e adequada às necessidades das pessoas em situação de maior vulnerabilidade”, garantiu a parlamentar.

“Saibamos, agora como então, ser consequentes na nossa ação. Saibamos todos estar unidos e confiantes nesta função de bem servir a população”, concluiu Nídia Inácio.