O PSD/Terceira rebateu hoje as afirmações recentes da estrutura local socialista, lembrando que a ilha Terceira “foi a que mais cresceu nos indicadores do Turismo na Região, em 2022, fruto da aposta do Governo Regional, das autarquias locais e das demais entidades públicas e privadas”.
“Esses dados desmentem todas as afirmações do Partido Socialista, já que 2022 foi, de forma clara e inequívoca, o melhor ano para o setor, na Terceira e nos Açores, ultrapassando todos os recordes alcançados em 2019”, disse a vice-presidente da estrutura, Mónica Seidi.
“Esses resultados foram ainda mais positivos para a Terceira, que registou maior crescimento nas dormidas em estabelecimentos hoteleiros (78,6%) e alojamento local (84,6%), que ultrapassou a marca de mais de 800 mil passageiros em trânsito na Aerogare Civil das Lajes, e que movimentou mais de 28 mil passageiros em navios de cruzeiros no Porto da Praia da Vitória”, afirmou.
Segundo a social-democrata, “são indesmentíveis os dados do sucesso do sector turístico na Ilha Terceira, com naturais efeitos multiplicadores no nosso tecido socioeconómico e empresarial”.
Mónica Seidi considera que o Partido Socialista “está tão alheado da realidade, que consegue criticar a política de Turismo do Governo Regional na mesma semana em que são conhecidos os números recorde do turismo na Terceira”.
“Ou seja, criticam resultados que nunca foram alcançados em 24 anos de governação socialista, e que hoje beneficiam a ilha e a Região, no seu todo”, adiantou.
Para este ano de 2023, “existe um reforço de investimento público previsto para a Aerogare Civil das Lajes de cerca de 23%, com vista a dar resposta às necessidades que estes bons resultados impõem à Ilha Terceira, mormente a criação de uma nova porta de embarque naquela infraestrutura e um estudo para aferir da ampliação do espaço para o estacionamento de aeronaves”, disse também a dirigente, referindo que se trata “investimentos condicionados à natureza militar do aeroporto”.
E ainda ontem, no Parlamento, foi anunciado o reforço de quatro ligações semanais da SATA-Air Açores, no próximo verão, assim como o reforço da operação da Azores Airlines nas rotas para a América do Norte, nomeadamente as ligações a Oakland, Boston, Nova Iorque, Toronto e Montreal.
Para Mónica Seidi, “na ânsia da crítica pela crítica ao Governo Regional, o que o Partido Socialista faz é atacar e criticar o trabalho dos agentes turísticos da Terceira, da sua hotelaria e alojamento local, da sua restauração, das atividades marítimo-turísticas, de tantos empresários e trabalhadores que são igualmente responsáveis por estes bons resultados”, concluiu.

