O vice-presidente da bancada parlamentar do PSD/Açores, Paulo Gomes, considerou esta tarde que a ação do Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) “tem sido muito benéfica para o desenvolvimento da Ilha Terceira”.
“Como todas as ilhas da região, também a Terceira teve um ganho geral com a redução dos impostos, com a criação da Tarifa Açores, com os aumentos dos apoios sociais, a redução do ISP, a satisfação nos setores agrícola e das pescas ou com o crescimento dos apoios para as freguesias”, frisou.
Numa sessão de perguntas formuladas ao Governo sobre a Terceira, Paulo Gomes realçou investimentos importantes, levados a cabo pela atual tutela: “temos, finalmente, e após promessas não cumpridas pelos governos socialistas, a Radioterapia em funcionamento. Assim como o início do programa dos Novos Idosos ou a regularização do Bairro dos Americanos, tudo ações que marcam a diferença face ao passado”, disse.
Em termos de dinâmica económica, o social-democrata realçou “o forte aumento de voos e lugares disponíveis na SATA, em termos de ligações de e para a Terceira, bem como o forte aumento dos indicadores do turismo, ou o recorde absoluto de voos e passageiros no Aeroporto das Lajes”.
Os deputados eleitos pela Terceira tiveram ainda a garantia do governo “de uma aposta clara na valorização cultural da Terceira, em termos da divulgação turística do arquipélago no exterior”, também sublinhada por Paulo Gomes.
Dos assuntos em debate, a situação do porto da Praia da Vitória motivou várias questões, com o deputado Luís Soares a alertar “para a zona de reparação e manutenção naval do porto, que varou o último barco há cerca de 6 anos, e que pode ser uma fonte de rendimento e empregos para a Terceira”.
“Houve uma avaria, que à altura custaria cerca de 30 mil euros para reparar, motivando o abandono, pelos governos do PS de toda a estrutura, que seria mesmo vandalizada”, lembrou.
“A reparação naval naquele local deu provas de qualidade e viabilidade no passado, e cremos que este Governo vai reativá-la”, frisou Luís Soares, que viu esse pressuposto apoiado pela tutela, que pretende requalificar, a vários níveis, o porto da Praia da Vitória.
Para a deputada Nídia Inácio, há a destacar que, em dois anos, “este governo tem levado a cabo imensas obras no parque escolar da Terceira, que ainda apresenta diversos problemas, fruto da incúria com que os governos do PS brindaram os nossos estabelecimentos de ensino”.
“Foram 24 anos de manutenção falhada às escolas, sem um único plano regional que tivesse isso em conta. Tem cabido agora à Coligação acudir, diariamente, às carências existentes”, concluiu.

