Skip to main content

O presidente do Grupo Parlamentar do PSD/Açores, João Bruto da Costa, apontou hoje o Partido Socialista por manter uma “postura alarmista, recusando apresentar propostas” para o setor da Saúde.

O parlamentar social-democrata falava esta manhã na Assembleia Legislativa dos Açores, no plenário de dezembro que decorre na Horta.

Numa altura em que os resultados do atual Executivo “são de confiança, reconhecida pelos açorianos, os senhores deputado do PS instigam a mentira, instigam o pânico, instigam o ódio, instigam a discórdia e até a inveja entre as ilhas”, afirmou o deputado do PSD/Açores eleito pela ilha Graciosa.

Atitude esta que em nada abona “atrair os profissionais de Saúde a fixarem-se nas ilhas, com boas condições de trabalho, quando deveriam enaltecer o bom desempenho a que se assiste no Serviço Regional de Saúde”, atirou João Bruto da Costa, criticando “a falta de respeito do PS para com aqueles que sofrem com as suas próprias condições de saúde”.

O líder da bancada parlamentar do PSD/Açores considerou que “a recuperação das listas de espera tem sido excelente para tratar dos doentes nas nossas ilhas, pelo que é lamentável, é triste que, neste Parlamento quando se fala sobre Saúde, não haja a capacidade de reconhecer o trabalho do Serviço Regional de Saúde, bem conduzido por este Governo”, destacou.

João Bruto da Costa lamentou ainda “o triste espetáculo que nos é brindado por parte do PS. Em vez de se preocupar com o estado com que nos deixou as infraestruturas e o SRS, bem como o trabalho feito pelos profissionais de saúde, preocupa-se, isso sim, em fazer ataques pessoais, trazer mexericos, o diz que disse à boca pequena, que corresponde a muito mais de 90% dos protestos feitos pelo Partido Socialista nesta casa”.

Daí que, questiona qual tem sido o contributo da oposição no progresso a que se assiste no setor da Saúde no arquipélago: “O que é que os senhores vieram aqui dizer? Aquilo que andam a dizer há semanas. Que não há acesso, nem vamos ter cuidados de saúde. Esse é o vosso desejo. É o vosso desejo que nos Açores seja igual àquilo que produzem na República”.

“Isso é lamentável por parte de partidos com a vossa responsabilidade”, reforçou o presidente do Grupo Parlamentar do PSD/Açores.

Enquanto na Região, “o Governo Regional se empenha na resolução de problemas, pelo contrário, temos o exemplo da República com o caos instalado em vários serviços de urgência. E nós estamos muito longe, mesmo muito longe de sermos incompetentes como os senhores são”, sublinhou.

“Nós sabemos bem o que fizeram com as deslocações dos médicos especialistas às ilhas sem hospital, que praticamente acabaram com elas. Nestas ilhas, sabemos bem o que é viver com isso. Sabemos bem o que é estar sempre a apanhar o avião para ir ao médico. Sabemos bem o que é viver com isso. Esses senhores deixaram-nos uma herança pesadíssima”, concluiu João Bruto da Costa.