Skip to main content

A deputada do PSD/Açores Elisa Sousa destacou hoje as medidas estruturantes delineadas pelo Governo Regional para a ilha de Santa Maria, anunciadas durante a visita estatutária.

A parlamentar social-democrata eleita por Santa Maria faz um “balanço muito positivo da visita estatutária do Governo Regional dos Açores, com o anúncio de várias medidas importantes para o desenvolvimento socioeconómico da ilha”, disse.

De acordo com Elisa Sousa, “a variante a Vila do Porto terá cerca de dois quilómetros de extensão e permitirá desviar o tráfego do centro da Vila no percurso de e para o aeroporto”.

“Este investimento contará com uma ciclovia e zona pedonal, bem como uma zona arborizada para permitir uma boa integração na paisagem. Para além da construção desta via, o Governo Regional continuará a trabalhar na reparação da rede viária regional tendo reconhecido a necessidade de intervenção nestas vias para permitir aos marienses maior segurança e melhores acessibilidades terrestres”, adiantou.

Por outro lado, a parlamentar social-democrata assinalou igualmente “o aumento do número de lugares na SATA Air Açores, de e para Santa Maria, anunciado pelo Governo Regional para o Verão IATA. É importante a disponibilização atempada destes lugares, por forma a garantir que os marienses e quem nos visita possam reservar as suas viagens com antecedência, principalmente nos períodos relacionados com a realização dos eventos-âncora da ilha de Santa Maria”.

Elisa Sousa congratula-se com a aprovação da versão final da Estratégia dos Açores para o Espaço, que inclui a sua revisão após consulta pública, consolidando o interesse da Região na política espacial e firmando o conjunto de processos para a respetiva implementação.

Para a deputada do PSD/Açores, a aposta na Estratégia dos Açores para o Espaço “representa um passo fundamental na atração de novos investimentos e para a fixação de jovens, constituindo uma mais-valia para a dinâmica de Santa Maria”.

No que diz respeito ao apoio social, “a construção de um lar residencial para pessoas portadoras de deficiência, com capacidade para 21 utentes, permitirá colmatar uma lacuna existente na ilha, garantindo uma resposta social para estes utentes”, destacou Elisa Sousa.

Este investimento também vai permitir libertar as camas na ERPI – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas – que estão a ser ocupadas por pessoas com deficiência, que na ilha de Santa Maria não tinham outra resposta.

“A obra de reabilitação do pavilhão da EBS Santa Maria, que permitirá aos alunos o acesso a condições condignas para a prática de atividade física constitui-se como uma aposta na Educação, estando prevista a sua conclusão em maio de 2023. Este pavilhão permitirá, igualmente, o acesso à prática desportiva por parte dos atletas dos clubes da ilha”, afirmou.

A aposta na saúde, em termos de recursos humanos, com a contratação de mais médicos, enfermeiros, técnicos especializados e assistentes operacionais, mas também, no que diz respeito à reabilitação e requalificação das infraestruturas que se encontram degradadas por falta de manutenção adequada e a necessitar de ampliação para fazer face às necessidades atuais, “constitui-se como um reflexo do sucesso da estratégia das políticas de Saúde assumidas desde a primeira hora pelo Governo Regional, atendendo assim às necessidades mais prementes dos mais de cinco mil habitantes”.