Santa Maria. Encerramento noturno do aeroporto deve-se a mais uma dívida socialista

O deputado à Assembleia da República Paulo Moniz disse ontem que o encerramento noturno do Aeroporto de Santa Maria, “se deve a mais uma dívida de um governo regional socialista, criando uma situação que se quer revertida e que agora exigirá novos esforços para resolver”.

Intervindo numa audição ao CEO da empresa ANA-Aeroportos de Portugal, na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, o social-democrata não esqueceu que, “já havia este défice em 2006, pelo que ficou acordado um entendimento entre a ANA, então empresa pública, e o governo regional socialista de então, para o pagamento de uma compensação pelo período adicional de abertura do Aeroporto”, disse.

“Ora, isso acontece a partir de 2006, e houve mesmo faturas emitidas, mas o governo regional o PS nunca pagou nada, o que certamente contribuiu para o encerramento noturno do Aeroporto, a partir de 2013. Que tem tido um impacto negativo considerável na economia mariense”, referiu.

Segundo Paulo Moniz, o défice operacional anual de 1,5 milhões de euros que a ANA tem em Santa Maria “não é confortável, mas há dimensões locais que extravasam os números, como é o caso da presença da Agência Espacial Europeia na ilha. E mesmo as possibilidades de lá virem a acontecer lançamentos e ações no âmbito das atividade ligadas ao Espaço, o que dá uma natural importância ao Aeroporto”, adiantou.


“O ‘goodwill’ que essa nova realidade traz ao Aeroporto de Santa Maria justifica perfeitamente uma nova forma de potenciá-lo, uma alternativa”, defendeu Paulo Moniz, mas para tal, “é necessário que se criem condições, até ao nível da imagem do próprio Aeroporto, que estando fechado à noite, não pode ser um ponto de referência, como já o foi no passado”, recordou.

O deputado social-democrata frisou ainda que foi Santa Maria “a dar nome à dimensão aérea dos Açores. Foi por lá que passaram diversos Chefes de Estado, no tempo dos reabastecimentos transatlânticos”, lembrou, sobre uma ilha “que tem uma infraestrutura aeroportuária emblemática, e pode mesmo dizer-se que toda ela gira à volta do seu Aeroporto, no sentido da importância económica que o mesmo tem”.

O grupo parlamentar do PSD na Assembleia da República entregou ontem um requerimento a pedir a presença em Comissão do presidente da NAV Portugal, “para que nos possa esclarecer também sobre o que poderá ser feito para melhorar a operacionalidade do Aeroporto de Santa Maria, visando o futuro do mesmo”, disse ainda Paulo Moniz.