PSD/Açores congratula Governo por investimentos na dinâmica e futuro da Graciosa

O deputado do PSD/Açores João Bruto da Costa congratulou o Governo Regional pelo “seu empenho em realizar investimentos na dinâmica que asseguram o futuro da ilha Graciosa”.

“São apostas estruturantes e decisivas que foram adiadas muitos anos pelos anteriores governos, mas que agora vão finalmente avançar”, vincou o parlamentar social-democrata, no final da visita estatutária do Governo à ilha Graciosa.

O líder da bancada parlamentar do PSD/Açores realçou “o investimento na nova aerogare, com a obra finalmente a decorrer e com recurso financeiro da ordem dos sete milhões de euros”.

Para João Bruto da Costa, as ações anunciadas “revelam um Governo que está a trabalhar para concretizar os compromissos assumidos para com a ilha Graciosa”, referindo-se ao arranque dos procedimentos da obra da nova Marina, num investimento de três milhões de euros, assim como a variante a Santa Cruz com ligação entre as Covas e o Rebentão, no valor de dois milhões de euros.

As iniciativas programadas para 2023 estendem-se à adjudicação da obra no Porto Afonso, aos procedimentos para o alargamento da pista do aeroporto da Graciosa e sua iluminação, bem como ao estudo de reordenamento da zona do Porto Comercial, com construção da nova gare marítima ou ainda o desenvolvimento do projeto para ampliação das Termas do Carapacho e sua concessão a privados.

“São demonstração de que o atual Governo dos Açores de Coligação – PSD/CDS-PP/PPM – está efetivamente ao lado dos Graciosenses”, salvaguardou o deputado social-democrata eleito pela Graciosa.

O presidente da bancada do PSD/Açores salientou igualmente “a aposta na melhoria da prestação de cuidados de saúde, com a vinda de especialistas à ilha que, em 2022 até ao mês de outubro soma já praticamente o dobro das consultas efetuadas em 2019”.

João Bruto da Costa destaca ainda a aquisição do novo autotanque para os bombeiros, “uma reivindicação com muitos anos”, a par do apoio à atividade económica, numa estreita relação com o setor primário, “provam que o atual Governo não abdica de apoiar todos os graciosenses”, enaltece.

No caso concreto do setor das Pescas, o deputado social-democrata assinala “o estudo para o novo entreposto de frio e o pagamento do POSEI Pescas”, enquanto na Agricultura aponta “investimentos em caminhos agrícolas pelo IROA, assim como a estratégia para o fornecimento de água às explorações”.

Na área social, o líder parlamentar evidencia “o lançamento do concurso para ampliação do lar de idosos da Praia da Graciosa, num investimento superior a meio milhão de euros que vai aumentar mais 17 lugares na valência, constituindo uma mais-valia para a ilha Graciosa”.

 

“Nunca como agora um Governo esteve tão disponível para esclarecer todas as questões levantadas pelo Conselho de Ilha, o que é igualmente sinal de humildade democrática e valorização do diálogo e da auscultação dos parceiros”, frisou.

“Bem sabemos que não era assim no passado, em que as reuniões do Conselho de Ilha com os governos anteriores se pautavam por monólogos governamentais e sem espaço para o debate democrático”, concluiu o deputado do PSD/Açores.