Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes realçou esta terça-feira “a renovação” levada a cabo pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) ao nível das políticas de desenvolvimento desportivo, numa ação “que se traduz numa mudança de modelo estrategicamente pensada e que dará os seus frutos”.

O social-democrata referiu-se “a uma mudança de modelo na política de desenvolvimento desportivo, em que deixámos de ter uma Direção Regional de Desporto para simplesmente distribuir dinheiro pelas associações, visando somente a organização da atividade desportiva”.

“Não podíamos estar mais satisfeitos com a profunda renovação de políticas que este Governo Regional está a levar a cabo, de que podemos destacar dois bons exemplos, o Programa ‘Dos Zero aos Jogos Olímpicos’ e o ‘Açores Activos’”, adiantou.

O Programa “Dos Zero aos Jogos Olímpicos” é constituído por cinco projetos, englobando a Estimulação motora precoce, as Escolinhas da Motricidade, as Escolinhas do Desporto, o Treino e a competição nos escalões de formação e o Alto Rendimento.

“É uma iniciativa que apresenta patamares de evolução bem definidos e uma estratégia bem delineada no tempo, pois só assim nos poeremos preparar para competir com os melhores”, considerou Paulo Gomes, que é vice-presidente da bancada parlamentar do PSD/Açores.

“Com estas políticas, estamos a criar bases sustentáveis, com níveis de exigência cada vez maiores, rumo a um verdadeiro processo de desenvolvimento”, adiantou.

“E depois temos as melhorias introduzidas no programa ‘Açores Activos’, com um aumento evidente das oportunidades criadas para que toda a população participe, praticando desporto e atividades físicas com todas as vantagens daí decorrentes, nomeadamente a prevenção de doenças, visando sempre uma vida mais saudável”, afirmou.

Paulo Gomes realçou igualmente um estudo em curso na Região, “que envolve cerca de 7 mil crianças e jovens, e que pretende obter cerca de meio milhão de dados sobre as respetivas capacidades motoras”, assim como defendeu um escrutínio “dos níveis de saúde e bem-estar das populações, já decorrentes do Programa ‘Açores Activos’, que aumentou a atividade física geral, pelo que terá igualmente reflexos nos níveis de saúde pública”, concluiu.