O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes destacou hoje “os contornos mais justos que o Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) pôs em prática em relação aos apoios da ‘Palavra Açores’ para os clubes e entidades desportivas, garantindo uma nova equidade à iniciativa”.
“Foi em pleno mês de agosto”, recordou o social-democrata, “que o Governo Regional, através de resolução do Conselho do Governo, determinou os apoios da designada ‘Palavra Açores’, a serem concedidos aos clubes desportivos que participam nas provas de âmbito nacional”.
“Há muitos e bons anos que tal não acontecia”, frisou Paulo Gomes, para quem “tal celeridade foi fundamental para os clubes, que assim puderam iniciar a época sabendo com que verbas iam contar para a promoção dos Açores fora da nossa região”.
Segundo o deputado, “com esta nova resolução deixou de haver injustiças na atribuição daquele apoio, assim como com a retirada da limitação de equipas em muitas modalidades”, dando como exemplo “o Andebol, o Hóquei em patins, o Futsal e também no campeonato de Portugal de Futebol”, esclareceu.
“Mas o Governo Regional foi mais longe, e anunciou o pagamento de 50% do apoio, ainda antes do final do ano civil, portanto no primeiro terço da época desportiva, ao contrário do que acontecia no passado, quando este pagamento era realizado já no último terço da época, com todos os constrangimentos que afetavam os clubes”, destacou ainda o parlamentar.
Paulo Gomes elogiou assim “a nova tramitação de um apoio que é essencial para as nossas equipas desportivas que competem no exterior da região”, realçando ainda que, já em 2023, “esse apoio passará para a alçada da Secretaria Regional da Saúde e Desporto”, concluiu.