Flores. Investimentos avançam depois de uma década de abandono pelo PS

O deputado do PSD/Açores, Ricardo Vieira, saudou hoje o nível de investimento previsto, assim como dos projetos em andamento, pelo Governo da Coligação (PSD, CDS-PP e PPM) nas Flores, “depois de a ilha ter estado uma década ao abandono, enquanto os executivos do PS prometiam muito mas executavam pouco”.

“Com este Governo Regional foram executados nas Flores, só em 2021, mais de 21 milhões de euros. Ou seja, mais do dobro do investimento público executado pelo PS, por ano, nos últimos dez anos, altura em que a ilha esteve mesmo ao abandono”, afirmou.

“Neste Plano Regional para 2023, o Governo da Coligação tem investimento previsto e executado para as Flores em todas as áreas de governação. Já nos mandatos de maioria absoluta, o PS prometia milhões, mas executava tostões e é por isso que a ilha das Flores foi a única que divergiu da média regional no que concerne aos indicadores socioeconómicos”, avançou.

Ricardo Vieira elencou assim “a conclusão da Ponte Cais, no Porto Comercial das Lajes das Flores, confirmando a calendarização e o compromisso da Secretária Berta Cabral, assim como a conclusão da requalificação do Porto das Poças, melhorando as condições de operacionalidade e segurança da infraestrutura e a aquisição de uma grua. A que se juntam a construção do centro de atividades de tempos livres e o Centro de Dia Especializado, nas Lajes, e a requalificação da Creche “O Girassol”, no Centro de Bem-Estar Social da Paróquia de Santa Cruz”.

“Muito mais haverá, com certeza, a fazer. Mas sabemos que, com este Governo Regional, será feito”, atalhou o deputado social-democrata.

Sobre os falhanços da governação anterior, Ricardo Vieira não esqueceu à requalificação do Centro de Saúde das Flores, “alvo de uma operação cosmética levada a cabo pelo PS, no final do mandato anterior, e que agora sim está a ser alvo de merecida atenção por este Governo Regional, também pela maior dotação de recursos humanos, com concursos para 2 médicos de família, 2 fisioterapeutas, e 4 enfermeiros”, disse.

A que acrescentou uma reivindicação antiga do Conselho de ilha, nomeadamente, o caminho Florestal do Rochão do Junco, “que nunca mereceu a atenção dos governos anteriores, e que consta neste Plano para 2023”.

“Os florentinos sabem com quem podem contar, e contam com este Governo Regional. Somos uma ilha pequena, mas nunca seremos pequenos em ambição”, concluiu o deputado do PSD/Açores.