Skip to main content

O deputado do PSD/Açores Paulo Gomes enfatizou hoje a criação do Perímetro de Ordenamento Agrário (POA) da Zona Poente da Ilha Terceira, considerando que o mesmo “responde às necessidades estruturais, de crescimento e de modernização solicitadas pelo setor agrícola”.

O social-democrata explica que “o Governo Regional procedeu ao alargamento do POA das Cinco Ribeiras/Santa Bárbara, criado em 1995, com a área de 1686 hectares, e que passa a integrar mais 580 hectares, das freguesias de São Bartolomeu, Doze Ribeiras e Serreta, perfazendo uma área total de 2440 hectares, e passando a denominar-se como Perímetro de Ordenamento Agrário da Zona Poente da Ilha Terceira”.

“A mudança veio responder às necessidades atuais dos empresários agrícolas, fazendo face aos estrangulamentos estruturais e infraestruturais que condicionam a sua atividade, visando igualmente as vantagens na modernização das explorações, equacionada num quadro integrado e articulado com as medidas técnicas em implementação”, refere Paulo Gomes.

“É mais uma medida estratégica do Governo da Coligação, no âmbito da nossa Agricultura, conforme reivindicavam vários empresários do setor, que se encontravam em situação menos favorável para avançar com investimentos para melhorar as suas explorações”, acrescenta o deputado do PSD/Açores.

Paulo Gomes diz ainda que “tem sido vontade expressa deste executivo melhorar as infraestruturas agrícolas, por forma a criar condições para a redução dos custos de produção, numa política de desenvolvimento e incentivo à Agricultura”, refere.

No caso do novo Perímetro de Ordenamento Agrário da Zona Poente da Ilha Terceira, “caberá agora ao IROA promover o estudo definitivo e a elaboração de projetos da área agora considerada, de forma a assegurar, de forma integrada, operações de emparcelamento rural, e a instalação de infraestruturas físicas, como caminhos agrícolas, abastecimento de água e eletrificação, na totalidade daquela área”, concluiu.