A Comissão Política do PSD/Pico salientou hoje a celeridade do Governo dos Açores no lançamento do concurso público para a reabilitação do Porto Comercial de São Roque do Pico, “uma obra orçada em 30 milhões de euros, e essencial para o desenvolvimento económico da ilha”, frisou a estrutura liderada por José António Soares.
“Trata-se de uma aposta forte no desenvolvimento do Pico e de São Roque, uma obra que vai proteger e valorizar o Cais do Pico, separando a parte comercial do porto das secções de passageiros e da reservada às pescas, visando também o futuro núcleo de náutica de recreio”, sublinhou aquele responsável.
José António Soares lembrou que “vai ser assinado um contrato, entre o Governo e a Câmara Municipal de São Roque do Pico, assegurando o contributo da autarquia para o investimento do reordenamento do porto comercial, cabendo ao município a gestão das obras na frente mar da vila, uma solução que comprova a abertura deste Governo, também junto do poder local”, afirmou.
Os social-democratas elogiaram igualmente a inclusão dos concelhos das Lajes e de São Roque do Pico no projeto-piloto “Nascer Mais”, que irá combatendo a tendência de baixa natalidade e de despovoamento populacional, com um apoio financeiro, a utilizar em qualquer farmácia da região, para aquisição de produtos e bens destinados à promoção do bem-estar da criança”, ressalvou José António Soares.
O PSD picoense também destacou a solução encontrada para, em parceria com a Câmara Municipal das Lajes do Pico, serem concedidos apoios para o combate à infestação por térmitas nas Freguesias das Ribeiras e da Calheta do Nesquim, daquele concelho, na ordem dos 350 mil euros.
“Neste caso, o Governo da Coligação considerou de todo escassos os 125 mil euros atribuídos, como comparticipação não reembolsável, pelo anterior executivo regional, em 2019, pelo que, para fazer face à infestação verificada, aumentou as verbas e o número de famílias abrangidas”, disse José António Soares.
No mesmo concelho, o Executivo “firmou um protocolo com a Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico para a abertura de um ATL na freguesia da Piedade, que será uma oferta diferenciadora, e mais uma em prol da fixação de população, uma das prioridades desta governação”.
De notar, igualmente, “o esforço que está a ser feito para a recuperação dos caminhos agrícolas e florestais do Pico, que tem a maior rede da Região de acesso a explorações e parques, e que basicamente estavam ao abandono há vários anos. Ainda há muito que fazer, mas as intervenções têm sido crescentes e sustentadas, debelando mais uma carência herdada dos governos socialistas”, sublinhou o presidente do PSD/Pico.
No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), “e para lá da já anunciada construção da Circular à Vila da Madalena, haverá a reabilitação de nove moradias, propriedade da Região, num investimento de 290 mil euros, até 2024, cujo concurso público será lançado dentro de dias”, acrescentou aquele responsável.
O PSD do Pico deu ainda destaque, ao nível do setor da Habitação e dos apoios sociais, “aos 150 apoios concedidos nesta legislatura, que totalizam 886 mil euros concedidos para Habitação”, enquanto as instituições sociais da ilha, “que o ano passado tinham recebido 3,9 milhões de euros em contratos de cooperação, já receberam 2,8 milhões, até setembro deste ano”, avançaram.
“Essas instituições também receberam, em apoio ao investimento, valor eventual, programa GERMOV e apoios para despesas Covid-19, mais de um milhão de euros, na presente legislatura”, concluíram.